25.9 C
Rio Branco
quarta-feira, 15 de julho de 2026
O RIO BRANCO
BrasilGeral

Fux pede para revisar voto em julgamento de Bolsonaro antes de publicação de acórdão

Publicado em 21/10/2025

Foto: Reprodução / YouTube / TV Justiça

Por Redação/BN

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou na última semana a devolução de seu voto no processo que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro para realizar ajustes gramaticais no texto. O pedido foi feito durante a fase de elaboração do acórdão, o documento que oficializa o resultado final do julgamento.

Conforme o regimento interno da Corte, para a preparação do acórdão os ministros devem apresentar a versão integral e escrita de seus votos, que pode conter diferenças em relação ao que foi verbalizado durante as sessões. Fux já havia enviado sua versão, mas requereu a devolução para efetuar correções. A informação foi inicialmente divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo e posteriormente confirmada pelo GLOBO.

A publicação do acórdão é uma etapa processual crucial, pois é ela que dá início aos prazos para as defesas dos condenados apresentarem recursos contra a decisão. O início do cumprimento da pena só poderá ser determinado após a análise desses recursos.

O regimento do STF estabelece um prazo de 60 dias, a contar da aprovação da ata da sessão que concluiu o julgamento, ocorrida em 24 de setembro, para a publicação do documento. Os gabinetes de cada ministro dispõem de 20 dias para liberar os votos escritos e as transcrições dos áudios das sessões. Descumprido esse prazo, a Secretaria das Sessões fica incumbida de elaborar os textos e remeter todo o material ao gabinete do relator, ministro Alexandre de Moraes, que será o responsável pela redação final do acórdão e da ementa, um resumo da decisão.

No dia 11 de setembro, Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão pela prática de tentativa de golpe de Estado. Os outros sete réus no processo também foram considerados culpados e receberam penas que variam entre dois e 26 anos de prisão.

Após a publicação do acórdão, abrem-se prazos específicos para interposição de recursos. Para os embargos de declaração, recurso utilizado para esclarecer supostas contradições ou omissões no julgamento, o prazo é de cinco dias. Também é possível apresentar embargos infringentes, que visam rever o resultado, no prazo de 15 dias. No entanto, a jurisprudência do STF entende que esse último recurso só é cabível contra decisão de turma quando existiram pelo menos dois votos pela absolvição. No caso de Bolsonaro e da maioria dos réus, registrou-se apenas um voto nesse sentido, do ministro Luiz Fux.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre reforça alerta para coqueluche aos torcedores acreanos que vão à Copa Libertadores no Peru

Redacao

O nível do Rio Acre continua subindo e volta a ultrapassar os 10 metros na cidade de Rio Branco

Raimundo Souza

Brasil pode retomar exportações de carne de frango em 28 dias

Marcio Nunes

Fux é o terceiro a votar em nova sessão de julgamento de Bolsonaro

Redacao

Instituições realizam reunião de atualização sobre repartição de benefícios para projetos de crédito de carbono

Marcio Nunes

Sem Milei, cúpula do Mercosul abraça a Bolívia como membro pleno do bloco

Raimundo Souza