22.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 28 de maio de 2026
O RIO BRANCO
Brasil

Flavio Dino suspende o pagamento de R$ 4,2 bilhões em emendas de comissão

Publicado em 23/12/2024

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu o pagamento de cerca de R$ 4,2 bilhões em emendas de comissão que não teriam cumprido critérios de transparência para sua execução.

Dino determinou também a instauração de inquérito pela Polícia Federal, após pedido do PSOL, que teve, por base, suspeitas de irregularidades na destinação dos recursos de emendas das comissões permanentes do Legislativo.

Recentemente, a decisão de Dino, definindo critérios de transparência e rastreabilidade para a liberação de emendas, foi referendada por unanimidade pelo STF.

A suspensão no pagamento de emendas parlamentares teve origem em uma decisão do STF, de dezembro de 2022, que entendeu serem inconstitucionais alguns repasses que não estariam de acordo com as regras de distribuição de recursos. Diante da situação, o Congresso Nacional aprovou uma resolução alterando essas regras. O PSOL, então, entrou com uma ação contrária ao pagamento dessas emendas.

Em agosto deste ano, Dino, além de suspender o pagamento de emendas, determinou que a Controladoria-Geral da União (CGU) auditasse os repasses dos parlamentares por meio das emendas do chamado orçamento secreto.

[Agência Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Embratur e Netflix lançam guia turístico do Brasil na WTM Londres

Redacao

STF: apenas um réu comparece ao 1° dia de julgamento da trama golpista

Kevin Souza

Brasil reduz em 12% emissões de gases do efeito estufa em 2023

Marcio Nunes

Balanço do INSS aponta que mais de 1,3 milhão de beneficiários solicitaram reembolso

Raimundo Souza

Indicados por Bolsonaro ao STF assumirão comando do TSE pela primeira vez

Raimundo Souza

Presidente da CBF é alvo de operação da PF sobre compra de votos

Jamile Romano