25.9 C
Rio Branco
quarta-feira, 15 de julho de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Estado efetua concessão de terrenos para instalação de indústrias em Rio Branco

Publicado em 13/08/2025

Com a finalidade de promover o desenvolvimento e apoiar o fortalecimento da economia com iniciativas que facilitem o empreendedorismo, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), efetuou na terça-feira, 12, a concessão de três terrenos públicos para a instalação de indústrias em Rio Branco. A iniciativa compõe as atividades perenes feitas na Comissão da Política de Incentivo às Atividades Industriais do Estado do Acre (Copiai).

A assinatura das escrituras públicas de concessão do direito real de uso das propriedades do Estado beneficiou as seguintes empresas: Delta Alimentos, que atua com beneficiamento de castanha; Alves e Lima, que produz artefatos de concreto; e Plastforte Indústria de Plástico, especializada na fabricação de garrafões de água. Com isso, as empresas poderão construir as estruturas industriais necessárias para solidificar sua atuação no mercado.

Para ter acesso à concessão e demais incentivos da Copiai, as empresas devem estar regularmente constituídas no Acre e classificadas como indústrias. Além disso, é necessário apresentar projeto técnico ou plano de negócios, com a documentação de habilitação prevista, e protocolar o pedido de enquadramento à Copiai. A concessão ou doação de áreas industriais segue os parâmetros estabelecidos pelas leis nº 1.359/00 e nº 3.391/18, que estabelece regras para realizar a medida.

“Vivemos um momento estratégico para o Acre. Essas concessões representam um passo decisivo na atração de investimentos e na geração de emprego e renda. Ao garantir espaços adequados para a implantação de indústrias, criamos as condições estruturais para o fortalecimento da cadeia produtiva. É uma política de Estado que dá sustentabilidade ao crescimento econômico e impulsiona a competitividade das empresas”, destacou o titular da Seict, Assurbanípal Mesquita.

Sócio-administrador da Plastforte, Ailton da Silva afirmou que a concessão é o primeiro passo para concretizar o sonho de erguer uma fábrica de porte industrial, ampliação estrutural que aumentará a produção da empresa. “Muito feliz com essa assinatura, é um novo começo para a nossa empresa fazer mais e melhor. O apoio do governo é essencial para a gente prosperar; agora temos o local necessário e ideal. Agradeço demais a toda equipe da Seict e Copiai”, disse.

Diretor de Indústria da Seict, Albert Azenha avaliou os esforços contínuos da pasta para promover o ambiente de negócios em todo o Acre. “São empresas genuinamente acreanas que nasceram e geram riqueza aqui, por isso é essencial apoiar iniciativas como essas. A gente só tem a comemorar a implantação de novas plantas industriais, com mais emprego para a nossa população, a partir do trabalho da secretaria como um todo e da Copiai. Feliz com esse avanço”, observou.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

No Dia Internacional da Mulher, equipes de Saúde da Prefeitura de Rio Branco proporcionam dia de lazer e cuidados a mulheres da capital

Raimundo Souza

Papa Leão XIV pede paz na Ucrânia e Gaza ao rezar para 150 mil no Vaticano

Raimundo Souza

Da Mansão Maromba ao mundo: quem é Ramon Dino, favorito no Mr Olympia 2024

Raimundo Souza

Justiça proíbe monitorados por tornozeleira eletrônica na Expoacre Juruá 2026

Escolas estaduais do Acre têm até 29 de maio para aderir ao programa Educação Conectada

Vitória Lopes

Operação conjunta prende criminosos que aplicavam “golpe do Pix” no Acre

Jamile Romano