quinta-feira, 25 de dezembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Deracre supera meta e alcança mais de 11,6 mil quilômetros de ramais durante a Operação Verão 2025

Publicado em 25/12/2025

O governo do Acre alcançou 11.613 quilômetros de ramais atendidos ao longo de 2025, no âmbito da Operação Verão, executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre). As ações integram a agenda de obras do governo estadual, sob coordenação do governador Gladson Camelí e da vice-governadora Mailza Assis, com gestão técnica da presidente da autarquia, Sula Ximenes, e contemplaram os 22 municípios acreanos.

Os dados constam no Relatório Anual de Gestão 2025 do Deracre, entregue ao governador ao fim do ano. Para a presidente do Deracre, Sula Ximenes, os resultados refletem o planejamento e a execução das equipes em campo. “A meta inicial era de 4 mil quilômetros, e o resultado alcançado ultrapassou 11,6 mil quilômetros de ramais atendidos ao longo do ano. Desse total, mais de 7,4 mil quilômetros correspondem a trechos consolidados por regionais, o que demonstra o alcance territorial das ações e o volume de serviços executados em parceria com os municípios”, afirmou.

Governo do Estado mobilizou cerca de 1.500 trabalhadores e 700 máquinas, sendo 350 pertencentes ao próprio Deracre, com atuação simultânea nas regionais. Foto: Thauã Conde/Deracre

Os 11.613 quilômetros correspondem à extensão total de serviços realizados ao longo de 2025, incluindo recuperação, manutenção, reabertura de trechos e reforço de pontos críticos. Desse total, 7.458,18 quilômetros referem-se à extensão territorial consolidada por regionais, organizada por município, considerando as ações executadas pelo Deracre e em articulação com as prefeituras.

Cerca de 1.500 trabalhadores e 700 máquinas estarão mobilizados simultaneamente nas frentes de trabalho em todo o estado. Foto: Marcos Santos/ Secom

Na zona rural, os investimentos somaram R$ 31.973.552,64, aplicados para melhorar o acesso às comunidades, facilitar o escoamento da produção agrícola e ampliar a mobilidade das famílias. A operação também incluiu a implantação de 1.128 metros de drenagem, contribuindo para aumentar a durabilidade dos serviços executados.

A Operação Verão começou a ser planejada ainda durante o período chuvoso, com aproximadamente cinco meses de preparação técnica. No início das frentes de serviço, o governo do Estado mobilizou cerca de 1.500 trabalhadores e 700 máquinas, sendo 350 pertencentes ao próprio Deracre, com atuação simultânea nas regionais.

As frentes de serviço estiveram distribuídas em todas as regionais do Acre, alcançando comunidades rurais e áreas produtivas. Os dados consolidam a Operação Verão 2025 como uma das maiores já executadas no estado na área de manutenção e recuperação de ramais.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Corpo de Bombeiros abre inscrições para 27ª Corrida do Fogo

Marcio Nunes

Bocalom visita obras de usina fotovoltaica que gerará energia para prédios públicos

Marcio Nunes

MPAC recomenda urgência para solucionar falta de médicos especialistas no Alto Acre

Jamile Romano

MPAC desenvolve funcionalidade no SAJ para acompanhamento da cobrança de pena de multa

Jamile Romano

Ribeiro destaca Fórum Empresarial e esclarece contrato com a MedTrauma

Marcio Nunes

Governo do Acre emite nota pública sobre a fuga de dois presos do presídio de Cruzeiro do Sul

Jamile Romano