24.1 C
Rio Branco
terça-feira, 14 de abril de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Deracre avança na revitalização do Alto Santo, patrimônio histórico do Acre

Publicado em 17/07/2025

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), segue nesta quinta-feira, 17, com os serviços de revitalização do Centro de Iluminação Cristã Luz Universal (Ciclu) – Alto Santo, localizado no bairro Irineu Serra, em Rio Branco. A obra é executada por empresa contratada com recursos de emenda parlamentar, e tem previsão de conclusão para o mês de agosto. A presidente do Deracre, Sula Ximenes, acompanha de perto a execução dos serviços.

“Estamos comprometidos em entregar uma obra de qualidade, com infraestrutura que preserve a história do Alto Santo e atenda às necessidades da comunidade. O cronograma está sendo rigorosamente cumprido para finalizarmos no prazo previsto”, destacou.

Reconhecido como patrimônio histórico e cultural do Acre, o espaço passa por melhorias em sua infraestrutura, preservando a importância histórica do local fundado por Raimundo Irineu Serra, o Mestre Irineu. Entre os serviços executados, o pórtico de entrada está com 95% da obra concluída, restando apenas pintura e acabamentos.

A guarita, as calhas e a placa solar já estão totalmente finalizadas e em operação. O muro da entrada segue com 60% da alvenaria executada, e a calçada, feita com blocos intertravados, está com 55% dos serviços concluídos. A drenagem do edifício também já está 95% pronta, enquanto a drenagem do pavimento avança com 50% das instalações executadas. O pavimento principal conta com a base e sub-base finalizadas, e 80% da pavimentação com blocos intertravados concluída.

Tombado em 2006 como patrimônio do Estado e do Município de Rio Branco, o Ciclu – Alto Santo abriga a casa e o túmulo de Mestre Irineu. Nascido em São Vicente Ferrer (MA), ele chegou ao Acre em 1912, onde organizou rituais com base cristã utilizando a bebida ayahuasca. Em 1945, estabeleceu-se no Alto Santo, onde viveu até sua morte em 1971.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Seminário de Conscientização da Atividade Pesqueira no Alto Acre reúne centenas de profissionais em Brasileia

Redacao

Governo do Acre entrega 109 CNHs e 17 coletes a mototaxistas em Tarauacá para fortalecer segurança no trânsito

Raimundo Souza

Educação e Ministério Público do Acre iniciam planejamento da edição 2025 do projeto ‘Eu Digo Não à Corrupção’

Marcio Nunes

Preço do petróleo chega a desabar mais de 10% após fala de Trump sobre fim da guerra no Irã

Kevin Souza

Santa Rosa do Purus recebe última edição do ano do Projeto Cidadão

Kevin Souza

Estado realiza mutirão de emissão da nova carteira de identidade nacional para pescadores de Cruzeiro do Sul

Redacao