26.3 C
Rio Branco
sábado, 7 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Cuidado que transforma: Rio Branco amplia acesso ao Implanon e já beneficia mais de 1.300 Mulheres

Publicado em 07/02/2026

Implanon é ofertado gratuitamente pelo SUS e fortalece a autonomia, o planejamento familiar e a saúde reprodutiva de mulheres de 14 a 49 anos na capital

Cuidar da saúde da mulher também é garantir escolhas, autonomia e planejamento de vida. Em Rio Branco, esse cuidado tem se traduzido em ações concretas que ampliam o acesso a métodos contraceptivos seguros e de longa duração, como o Implanon, ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Foto de paciente com o implante
A ação é realizada pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com agendas semanas destinadas à inserção do implante contraceptivo nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). (Foto: Átilas Moura/Secom)

A ação é realizada pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com agendas semanas destinadas à inserção do implante contraceptivo nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A iniciativa integra a política municipal de saúde voltada ao planejamento familiar e à saúde reprodutiva.

Entre os meses de novembro do ano passado e janeiro deste ano, em apenas três meses, 1.335 Implanons foram inseridos em mulheres com idades entre 14 e 49 anos, fortalecendo a autonomia feminina e contribuindo para a prevenção de gestações não planejadas, especialmente entre adolescentes e jovens.

fb24469b 682a 44f8 8557 5d5500621647
“Eu resolvi colocar o Implanon por ser um método contraceptivo seguro, prático e de longa duração”, destacou a servidora pública Raquel Freitas. (Foto: Antonio Carlos/Secom)

Para a servidora pública Raquel Freitas, 42 anos, o Implanon foi uma opção do seu planejamento de vida e dos cuidados com a própria saúde, após orientação profissional.

“Eu resolvi colocar o Implanon por ser um método contraceptivo seguro, prático e de longa duração. Ele é adequado para essa nova fase da minha vida e me oferece mais tranquilidade no dia a dia. Fiz essa escolha com orientação médica, pensando na minha saúde, meu bem-estar e no meu planejamento pessoal. Hoje me sinto mais segura e confiante com essa decisão”, destacou Freitas.

dc1591df 51e7 411b b615 fc8ee77ed402
“Eu tenho muitos planos, penso em ser mãe mais para frente, depois de me formar e ter estabilidade”, salientou a estudante Anny Gabriella. (Foto: Antonio Carlos/Secom)

De acordo com a estudante Anny Gabriella Duarte, 19 anos, o acesso ao método representa a possibilidade de planejar o futuro com mais segurança, conciliando estudos, trabalho e projetos pessoais. Ela destacou a importância do Implanon nesse momento da vida.

“O Implanon é muito importante, principalmente para as jovens que estão iniciando a vida, como é o meu caso. Ele permite que a gente se concentre nos estudos, no trabalho e planeje o futuro antes de ter um filho. Eu tenho muitos planos, penso em ser mãe mais para frente, depois de me formar e ter estabilidade. Além disso, eu tinha fluxo menstrual muito intenso e cólicas fortes, e o Implanon também ajuda a diminuir esses sintomas”, salientou a estudante.

672cc0d0 5e0f 4d4e b999 99ba2b71f634
“Estamos garantindo acesso a um método moderno, eficaz e de longa duração”, evidenciou o secretário municipal de Saúde, Rennan Biths. (Foto: Antonio Carlos/Secom)

O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, ressaltou que a ampliação da oferta do método representa um avanço importante na política pública voltada à saúde da mulher em Rio Branco.

“A oferta do Implanon pelo SUS em Rio Branco representa um grande avanço na saúde da mulher. Estamos garantindo acesso a um método moderno, eficaz e de longa duração, que contribui diretamente para o planejamento familiar e para a redução de gestações não planejadas. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais esse acesso, especialmente para adolescentes e jovens, assegurando autonomia, informação e cuidado”, evidenciou o secretário.

147f9293 0b74 47bf b29b f2155e6069bb
A diretora de Regulação e de Políticas Públicas, Jocelene Soares, explicou como funciona o acesso ao Implanon e tranquilizou as mulheres que aguardam na fila de regulação. (Foto: Antonio Carlos/Secom)

Responsável pela organização do fluxo de atendimento, a diretora de Regulação e de Políticas Públicas, Jocelene Soares, explicou como funciona o acesso ao Implanon e tranquilizou as mulheres que aguardam na fila de regulação.

“Hoje, mulheres de 14 a 49 anos podem procurar qualquer unidade de saúde do município, conversar com um médico ou enfermeiro e receber orientação sobre todos os métodos contraceptivos disponíveis. A partir do momento em que ela manifesta o desejo de colocar o Implanon, recebe o encaminhamento e entra na fila da regulação. A procura foi grande, mas todas as mulheres cadastradas serão chamadas. Pedimos apenas que fiquem atentas às ligações e mensagens”, frisou a gestora.

32773db7 a3ca 4a33 81c4 1f6d431c4464
Médica Ana Araújo destacou que o Implanon traz benefícios que vão além da prevenção da gravidez. (Foto: Antonio Carlos/Secom)

A médica Ana Araújo, responsável pelas inserções realizadas na Urap Maria Barroso, destacou que o Implanon traz benefícios que vão além da prevenção da gravidez.

“O Implanon é indicado tanto para prevenção da gravidez quanto para mulheres que apresentam cólicas intensas, fluxo menstrual alterado, endometriose ou adenomiose. Ele ajuda a regular o ciclo, reduzir o fluxo e melhorar a qualidade de vida. O período de adaptação costuma variar de três a seis meses e, de forma geral, é um método muito seguro e eficaz, com poucos efeitos colaterais”, explicou a profissional.

IMG 8749 scaled
Em apenas três meses 1.335 Implanons foram inseridos em mulheres com idades entre 14 e 49 anos. (Foto: Antonio Carlos/Secom)

Para ter acesso ao método, a mulher interessada deve procurar qualquer unidade básica de saúde do município, realizar consulta com um profissional de saúde para orientação sobre planejamento familiar, dar entrada no processo de regulação e aguardar o contato para inserção.

(Assessoria)

Compartilhe:

Artigos Relacionados

O X da Questão: Bocalom fala sobre pesquisas e diz que eleição se ganha nas urnas: “Temos a grande maioria”

Marcio Nunes

TV Rio Branco e ContilNet preparam a maior cobertura ao vivo do Carnaval 2025

Jamile Romano

Programa Presídios Leitores abre inscrições para banco de avaliadores

Redacao

Agentes de Saúde e de Endemias participam de qualificação pelo programa “Mais Saúde com Agente” em Rio Branco

Marcio Nunes

Lula anincia investimento de 50 milhões para hospital univrsitáio no Acre

Marcio Nunes

Rio Branco Acre ganhou, na segumda-feira (30), mais um marco na mobilidade urbana com a entrega do complexo do elevado Beth Bocalom, localizado na Avenida Dias Martins

Raimundo Souza