24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Corregedoria-Geral da Justiça do Acre é destaque no 5° Fórum Nacional Fundiário

Atualizada em 30/04/2024 10:16

A Corregedoria-Geral da Justiça (Coger) do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) foi destaque no 5° Fórum Fundiário Nacional. No evento, realizado em Palmas, no dia 26 de abril, o juiz auxiliar da Coger, Alex Oivane, apresentou a oficina “Boas Práticas de Regularização Fundiária Região Norte”, onde salientou as boas práticas empregadas no Acre.

Em sua apresentação, o magistrado ressaltou a importância da Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social (Reurb-S); e de Interesse Específico (Reurb-E), ambas modalidades de regulamentação de terras. Segundo o juiz, elas oportunizam maior segurança jurídica e social aos, anteriormente, residentes de áreas não-regularizadas.

Na oficina, o juiz também apontou como imprescindível para a efetivação da regulamentação de terras, a ampla interlocução entre o Poder Judiciário e as demais instituições estaduais. Para ele, a cooperação interinstitucional proporciona maior celeridade nos processos de regularização fundiária e auxilia no desenvolvimento urbano sustentável das cidades acreanas.

Por fim, o juiz Alex Oivane expôs os resultados obtidos no primeiro quadrimestre deste ano. Somente em 2024, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) já contribuiu com a entrega de 500 títulos definitivos, realizados pelo governo do Estado, por meio do Instituto de Terras do Acre (Iteracre). Em Epitaciolândia, mais de 250 famílias foram agraciadas com lotes de terras, por meio do programa “Minha Terra de Papel Passado”, do Poder Executivo, do qual o Judiciário é parceiro.

 

5° Fórum Nacional Fundiário 

O 5° Fórum Nacional Fundiário das Corregedorias-Gerais de Justiça foi realizado pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (Ccoge). O encontro, voltado para discussões de governança fundiária, contou com a participação de integrantes das corregedorias de todo o país, inclusive do corregedor-geral de Justiça do Acre, desembargador Samoel Evangelista.

 

[TJ/AC]

Artigos Relacionados

Campanha de vacinação contra a gripe continua em todo o Acre

Jamile Romano

Santuário de São Peregrino promove Seminário Mulheres em Oração

Jamile Romano

Sebrae oferece cursos para empreendedores maximizarem resultados em Feiras e Exposições

Jamile Romano

Energisa na Comunidade acontece neste sábado em Cruzeiro do Sul

Jamile Romano

Acre gera mais de 900 empregos com carteira assinada em setembro e saldo do ano ultrapassa 5,7 mil novos postos

Jamile Romano

Com apoio do estado cooperativas extrativistas realizam Festival Internacional da Castanha

Raimundo Souza