23.1 C
Rio Branco
quarta-feira, 15 de julho de 2026
O RIO BRANCO
BrasilGeralPolítica

Condenado, Bolsonaro ainda responde a outro processo no STF; entenda

Publicado em 12/09/2025

Por 4 votos a 1, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) condenaram o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete aliados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado por violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

A maioria dos réus foi condenada a mais de 20 anos de prisão em regime fechado. Apesar da definição do tempo de condenação, Bolsonaro e os demais não vão ser presos imediatamente. Eles ainda podem recorrer da decisão e tentar reverter as condenações. Somente se os eventuais recursos forem rejeitados, as prisões poderão ser efetivadas.

Além disso, o ex-presidente cumpre, atualmente, prisão domiciliar, mas em decorrência de outro processo. Bolsonaro é investigado por sua atuação junto ao governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para promover medidas de retaliação contra o governo brasileiro e ministros do Supremo.

Uma série de medidas cautelares foram determinadas no inquérito que investiga o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, por sua atuação junto ao governo de Trump, também para promover medidas de retaliação contra o governo brasileiro e os ministros do Supremo.

Nesse processo, o ex-presidente é investigado por enviar recursos, via Pix, para bancar a estadia do filho no exterior – em março, Eduardo pediu licença do mandato parlamentar e foi morar nos Estados Unidos, sob alegação de perseguição política. Em agosto, a Polícia Federal (PF) indiciou Bolsonaro e o filho pelos crimes de coação no curso do processo e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.

Sanções

O governo dos Estados Unidos anunciou, ao longo dos últimos meses, uma série de ações contra o Brasil e autoridades brasileiras, como o tarifaço de 50% contra importações de produtos do país, uma investigação comercial contra o Pix e sanções financeiras contra o ministro Alexandre de Moraes na Lei Magnitsky.

Trump e integrantes de seu governo afirmam que Bolsonaro é alvo de uma “caça às bruxas e que Moraes age contra a liberdade de expressão e empresas americanas que administram redes sociais.

 

[AGÊNCIA BRASIL]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Motorista de aplicativo é rendido, amarrado e abandonado em ramal de Sena Madureira

Kevin Souza

Maternidade Marieta Messias Cameli: construindo um novo nascer para os acreanos

Raimundo Souza

Governo do Acre promove cidadania com registro civil, recreação infantil e atendimentos oftalmológicos no Juntos Pelo Acre em Rio Branco

Raimundo Souza

Projeto do senador Alan Rick trará redução de custos contábeis para produtores rurais

Jamile Romano

PF abre operação após alerta do FBI contra suspeito de planejar atos terroristas

Raimundo Souza

Concurso para servidor do MPAC recebe mais de 10 mil inscrições

Jamile Romano