Publicado em 27/03/2026
Reitor e vice-reitora eleitos são de chapas diferentes. Josimar Batista é da chapa ‘Dialogando com as pessoas e construindo o futuro’, e Almecina Balbino, eleita vice-reitora, é da chapa ‘Juntos pela Ufac’.
O professor Josimar Batista Ferreira, da chapa ‘Dialogando com as pessoas e construindo o futuro!’, foi eleito reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac) com 52,74% dos votos. Já a vice-reitoria será assumida pela professora Almecina Balbino Ferreira, da chapa ‘Juntos pela Ufac’, eleita com 53,2% dos votos.
O resultado das eleições para a escolha de reitor (a) e vice-reitor(a) para o quadriênio 2026-2030 saiu no início da noite dessa quinta-feira (26).
Nas rede sociais, o novo reitor celebrou a vitória e destacou que a conquista é de cada estudante, técnico e professor que acreditou nele. “O nosso movimento unificou, é estudante junto do servidor. O filho do produtor rural virou reitor”, comemorou.
Em um vídeo postado nas redes sociais ao lado do candidato a vice na chapa, Almecina destacou que a universidade inicia um processo de inovação. Ela agradeceu aos votos recebidos e parabenizou o reitor eleito.
“Quero agradecer toda comunidade acadêmica pela votação expressiva que tive como a vice-reitora mais votada do Brasil. Agradeço os professores, técnicos e estudantes e o sentimento agora é de unificação. A nossa universidade permanence unidade, vamos construir o caminho próspero para que cada dia a gente avance no ensino, na pesquisa de extensão e na inovação”, disse.
Segundo turno
O segundo turno das eleições da Ufac ocorreu de forma online. O quantitativo de votos das duas chapas ficou da seguinte forma:
- ‘Dialogando com as pessoas e construindo o futuro!’: Josimar Batista Ferreira recebeu 52,74% dos votos para reitor e Marco Antonio Amaro recebeu 46,58% dos votos para vice-reitor.
- ‘Juntos pela Ufac!’: O professor Carlos Paula de Moraes recebeu 47,26% dos votos e a professora Almecina Balbino Ferreira recebeu 53,42% dos votos para a vice-reitora.
A votação foi feita por meio da plataforma Helios Voting System, acessada pelo site oficial de eleições da Ufac. O eleitor deveria utilizar o ID-UFAC, composto pelo CPF e senha institucional, para acessar o sistema. Para o segundo turno, o mesmo sistema será utilizado.
Ao g1, o coordenador de Documentos Eletrônicos e gestor do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), Márcio Pontes, informou que estavam aptos a votar 15.599 eleitores, sendo 14.068 discentes, 853 docentes e 678 técnicos-administrativos.
Estavam aptos a votar docentes e técnicos administrativos em exercício, além de estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação, pós-graduação e no Colégio de Aplicação, desde que tenham 16 anos ou mais na data da eleição.
O processo, que funciona como uma prévia a comunidade universitária, serve como base para a elaboração da lista tríplice que será encaminhada, após as eleições, ao Ministério da Educação (MEC) pelo Colégio Eleitoral Especial da Ufac.
A apuração considera o critério de paridade proporcional, em que os votos de docentes, técnicos administrativos e estudantes têm peso igual de um terço cada no resultado final.
Atual gestão
A atual reitora da Ufac é a professora Guida Aquino, que foi reconduzida ao cargo para o quadriênio 2022/2026, com 3,5 mil votos da comunidade acadêmica. A eleição anterior também ocorreu toda de forma on-line no dia 18 de maio de 2022. Como vice-reitor, na mesma chapa, foi eleito o professor Josimar Batista, que disputou, e venceu, o cargo de reitor.
Naquela ocasião, mais de 17 mil pessoas estavam aptas a votar, sendo 914 docentes, 16 mil discentes de graduação e pós-graduação e 695 técnico-administrativos. Os dois estão na direção da Ufac desde 2018, quando foram eleitos, à época, com 59,84% dos votos. A lista tríplice foi encaminhada ao Ministério da Educação.

