25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Uncategorized

Com cheia do Rio Acre, conclusão de reforma da Ponte Metálica é adiada para março, diz Deracre

Publicado em 11/01/2024

A cheia do Rio Acre e o grande volume de chuvas acumulado nos últimos dias continuam provocando transtornos na capital acreana. Por conta do período de chuvas intensas, o Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre) informou que a conclusão da reforma da Ponte Juscelino Kubitschek precisará ser adiada por 30 dias, o que levará as obras até o mês de março.

A Ponte Metálica, como também é conhecida, está interditada desde julho de 2023 devido a problemas estruturais. Segundo o Deracre, 75% das obras de reparos nas juntas de dilatação e substituição de amortecimento do tabuleiro da ponte.

“Como medida preventiva, em relação à cheia do rio e os efeitos que podem gerar, uma avaliação é feita diariamente pela equipe de engenheiros e técnicos do órgão”, explica o presidente interino Ronan Fonseca Lemos.

Ainda segundo o Deracre, a retirada de balseiros acumulados nos pilares das pontes sobre o Rio Acre vão evitar que a estrutura sofra danos enquanto as obras são concluídas. Uma embarcação e um flutuante de apoio estão ancorados no bairro da Base em regime de plantão de 24 horas para apoiar na retirada dos entulhos, de acordo com o órgão.

Apesar de continuar acima da cota de atenção, o nível do Rio Acre apresentou redução entre a terça-feira (9) e esta quarta-feira (10). O rio ficou próximo dos 12 metros, chegando a 11,92 e metros na medição das 13h de terça, e começou a diminuir. Na medição das 9h de quarta, o rio está em 11,24 metros, segundo a Defesa Civil Municipal.

A ponte foi interditada no dia 22 de julho, após equipes do Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre) identificarem corrosão e desgaste em alguns pontos da estrutura durante avaliação.

Segundo o governo do Estado, o Deracre apresentou um laudo técnico orientando sobre a necessidade de revitalização da estrutura, que foi construída há mais de 50 anos, e a suspensão de passagem de veículos e pedestres.

A interdição causou alterações no trânsito da capital. A Ponte Coronel Sebastião Dantas, chamada de Ponte de Concreto, está funcionando no sentido de mão dupla.

Para isso, a Avenida Epaminondas Jácome, do trecho entre o Museu dos Povos Acreanos e a Praça da Bandeira, também está em duplo sentido. É permitido apenas a circulação de veículos pequenos, ambulâncias e ônibus de transporte coletivo nesses trecho.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Enamed 2025 recebe 105 mil inscrições na primeira edição

Kevin Souza

Suspeitos de homicídio são presos em operação do BOPE no bairro Taquari

Jamile Romano

Cores e formatos do artesanato acreano realçam riqueza cultural do Acre no Salão do Turismo

Raimundo Souza

Polícia Civil conclui inquérito sobre morte da bióloga atingida por linha com cerol em Cruzeiro do Sul

Redacao

Prefeitura de Rio Branco leva conscientização sobre uso da água a escolas e unidades de saúde

Marcio Nunes

Gladson Cameli anuncia convocação de 58 integrantes do cadastro de reserva do Corpo de Bombeiros

Jamile Romano