30.3 C
Rio Branco
terça-feira, 22 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

CNU: de 2,1 milhões de inscritos, cerca de 1 milhão fizeram as provas

Atualizada em 19/08/2024 09:07

A ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, fez um balanço preliminar do comparecimento ao Concurso Público Nacional Unificado (CNPU), neste domingo (18), afirmando que cerca de 1 milhão de pessoas fizeram o certame.

O número de inscritos no CNU somou 2,14 milhões, o que significa um percentual de abstenção acima de 50%. “Está dentro da nossa expectativa, comparando com outros concursos desse tamanho, nesse quantitativo de gente”, afirmou a ministra.

De acordo com Esther, o Distrito Federal teve a menor taxa de abstenção e o Ceará teve a maior. Os dados são preliminares e o Ministério da Gestão divulgará amanhã (19) os dados consolidados.

Segundo ela, a taxa de abstenção ficou abaixo de que outros certames recentes, como o do Banco Central. “A média histórica é em torno de 40%, chegando a 50% em concursos maiores”.

Durante coletiva, a ministra disse que a taxa de abstenção foi puxada sobretudo pelos faltantes que concorriam a vagas de ensino médio, enquanto os candidatos de nível superior compareceram em maior número.

“O maior percentual de abstenção foi no nível médio, o bloco 8, que tinha a maior relação candidato por vaga. Nos outros blocos ficou abaixo da média. O menor bloco de abstenção foi o 3, da área ambiental, agrária e biológica. Mas, em geral, os percentuais de [abstenção] de nível superior ficaram em percentuais muito próximos. E o que destoou mesmo foi o nível intermediário”, avaliou a ministra.

[Agência Brasil]

Artigos Relacionados

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5

Jamile Romano

Pelo menos nove estados terão Lei Seca durante eleições municipais

Jamile Romano

Novo edital de leilão de arroz sai em até dez dias, diz Paulo Teixeira

Marcio Nunes

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

Jamile Romano

Menino de 11 anos é aprovado em Universidade e Justiça assegura sua vaga

Jamile Romano

Avenida Paulista tem manifestação contra a escala 6×1

Raimundo Souza