24.3 C
Rio Branco
sábado, 13 de dezembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Chuvas intensas colocam Acre em alerta e Defesa Civil reforça cuidados

Publicado em 09/12/2025

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Acre (Cepdec-AC) alerta a população, diante do volume de chuvas que atinge diversas regiões do estado nos últimos dias. Com previsão de precipitações persistentes e acumulados que podem ultrapassar 50 mm, o órgão reforça a necessidade de cuidados redobrados da população, para evitar acidentes e minimizar possíveis danos causados pelos eventos climáticos.

Coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Carlos Batista informa cuidados que a população precisa ter em período de chuvas. Foto: Alice Leão/Secom

Entre as principais orientações, de acordo com o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Carlos Batista, está evitar deslocamentos em áreas alagadas, manter distância da rede elétrica e observar atentamente sinais de movimentação de solo, como rachaduras em muros e inclinação de árvores ou postes, que podem indicar risco iminente de deslizamentos. Moradores de áreas sujeitas a alagamentos também devem proteger objetos de valor, mantendo-os em locais elevados e de fácil acesso.

O coordenador reforça que o momento exige atenção e responsabilidade coletiva. E reforça que o cuidado com crianças, idosos e pessoas que precisam de cuidados especiais deve ser redobrado.

“Estamos monitorando as áreas mais afetadas e trabalhando para garantir resposta rápida às ocorrências em todo o estado. Mas é fundamental que cada cidadão faça sua parte seguindo as orientações de segurança. A prevenção pode salvar vidas. Recomendamos que a população acompanhe os comunicados oficiais e procure manter-se informada sobre o registro de alertas”, destaca.

Devido ao volume de chuvas, o Rio Acre na capital tem subido rapidamente. Foto: Pedro Devani/Secom

Em situações de emergência, o atendimento pode ser acionado pelo telefone 193, do Corpo de Bombeiros Militar.

Com o aumento das chuvas, o órgão reforça ainda que a segurança da população é prioridade. “Seguindo as orientações e adotando medidas preventivas, é possível reduzir riscos e preservar vidas”, reforça Batista.

Previsão é de que o nível dos rios no Acre continue subindo devido ao período de chuvas. Foto: Pedro Devani/Secom

Volume de chuvas e nível dos rios

De acordo com o Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), nas últimas 8 horas houve um volume significativo de chuvas em Rio Branco (47mm), em Cruzeiro do Sul (33,3mm) e Porto Acre (26,6mm).

Nesta terça-feira, 9, o Rio Acre em Rio Branco está com nível 10,16m (leitura das 6h), em Porto Acre a cota é de 7,77m (leitura das 9h) e o Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, está com o nível de 9,20m (leitura das 9h).

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Haddad: isenção do IR até R$ 5 mil deve ser sancionada em outubro

Redacao

Estudantes vão começar a receber primeira parcela do Programa Pé-de-Meia

Jamile Romano

Brasil já tem 127 casos notificados de intoxicação de metanol, diz ministro da Saúde

Raimundo Souza

Polícia Civil do Acre realiza palestra sobre racismo estrutural na administração pública para servidores do Estado

Redacao

Agentes penitenciários impedem envio de drogas entre celas em presídio de Cruzeiro do Sul

Kevin Souza

Prefeitura finaliza entrega de kits do projeto ‘Água para Todos’

Jamile Romano