27.5 C
Rio Branco
terça-feira, 14 de julho de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Café acreano ultrapassa fronteiras e conquista novas oportunidades na Europa

Publicado em 05/10/2025

Nos últimos dias, tivemos a honra de representar o Acre em uma missão estratégica na Itália, acompanhados de produtores, técnicos e agrônomos. Nosso objetivo foi abrir caminhos para que o café robusta amazônico, produzido em nosso estado com tanta dedicação e qualidade, encontre espaço no competitivo mercado internacional.

A missão só foi possível graças à parceria entre o governo do Acre e o Sebrae, que se uniram em prol de um mesmo sonho: levar o café do Acre para o Brasil e para o mundo.

A primeira agenda foi realizada na empresa Ballario Trasporti, referência mundial em logística e comércio internacional de café. Tivemos a oportunidade de conhecer toda a estrutura que interliga produtores de várias partes do mundo a grandes torrefadoras e consumidores da Europa. Essa experiência mostrou, de maneira muito clara, que o Acre tem condições de se inserir nesse cenário com um produto autêntico, sustentável e de grande potencial de valorização.

Tivemos também um encontro no Consulado-Geral do Brasil, onde a delegação foi recebida pelo embaixador Hadil da Rocha Vianna, que reforçou a importância da iniciativa e o impacto positivo da presença dos cafés amazônicos no mercado europeu.

Durante a missão, firmamos importantes avanços que consolidam o futuro do nosso café. Um deles foi com a Universidade de Turim: articulamos um acordo para que amostras dos cafés acreanos sejam analisadas pela instituição, reconhecida pela excelência em pesquisas de qualidade e gastronomia. Essa parceria vai garantir uma avaliação técnica de alto nível e abrir portas para novos estudos e certificações.

Já na Lavazza, a gigante mundial do café, empresa que visitei em 2022, antes mesmo de ser secretário – ocasião em que disse que levaria o café do Acre para ser conhecido, nessa missão, pudemos concretizar o que foi sonhado lá atrás.

Durante a visita, nossos produtores tiveram a experiência de conhecer a história e a estrutura da empresa, conhecer compradores de cafés robusta e se apresentar ao diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Lavazza, Mario Cerutti, que ficou encantado com a história do nosso café.

A empresa solicitou amostras do robusta amazônico para análise, o que representa um passo gigante na busca por reconhecimento internacional para os produtores acreanos.

Na Câmara de Comércio de Turim, fomos oficialmente convidados a participar, no próximo ano, de uma das maiores feiras mundiais de alimentos. Essa vitrine internacional permitirá que o café do Acre seja apresentado lado a lado com produtos de excelência de todo o planeta.

Essas conquistas são fruto do trabalho conjunto entre governo, Sebrae e produtores. Mais do que abrir mercados, elas reafirmam que o Acre tem um futuro brilhante na agricultura, com produtos capazes de competir com os melhores do mundo.

Essa missão reforça nossa convicção de que investir em conhecimento, inovação e qualidade é o caminho para transformar a vida dos nossos produtores e fortalecer a economia do estado. O café robusta amazônico já não é apenas um produto regional. Ele é uma marca do Acre para o mundo.

Seguiremos avançando, confiantes de que o esforço de cada produtor será reconhecido e valorizado. O Acre está pronto para conquistar novos mercados e escrever um novo capítulo na história da agricultura amazônica.

José Luís Tchê  é secretário de Estado de Agricultura do Acre

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governador Gladson Camelí prestigia desfile cívico alusivo ao 7 de Setembro em Brasileia

Raimundo Souza

Mais 200 vagas foram abertas para casamento coletivo na Expoacre Juruá

Jamile Romano

Governo Lula pretende retomar projeto para taxação de big techs

Raimundo Souza

MPAC e MPF discutem parceria com ONG para apoio a comunidades atingidas por desastres naturais

Vitória Lopes

Copa Acre de Futebol 7 vai ter 3 partidas na quadra do Tangará

Redacao

Morre em João Pessoa na Paraíba a ex-deputada estadual do Acre, Miriam Pascoal

Marcio Nunes