27.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
O RIO BRANCO
Brasil

Bolsonaro irá depor sobre caso da baleia na próxima semana

Publicado em 31/01/2024 04:01

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será ouvido pela Polícia Federal (PF) na próxima semana sobre as acusações de importunação de baleia. A informação foi passada pelo presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, em um vídeo nas redes sociais.

A PF convocou Bolsonaro para prestar esclarecimentos sobre uma suposta importunação de uma baleia-jubarte da qual ele se aproximou em junho de 2023 na cidade de São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo.

O inquérito foi aberto com base em vídeo que mostra um homem pilotando um jet ski e se aproximando do grande cetáceo. O vídeo foi compartilhado pelo advogado do político, Fabio Wajngarten, que também foi intimado pela PF para prestar esclarecimentos sobre o assunto.

A lei que justifica a investigação é a Lei 7.643 de 18 de dezembro de 1987 que proíbe a pesca de cetáceos nas águas jurisdicionais brasileiras, e dá outras providências. O artigo primeiro do texto determina: “Fica proibida a pesca, ou qualquer forma de molestamento intencional, de toda espécie de cetáceo nas águas jurisdicionais brasileiras”.

A pena estipulada para o crime é de dois a cinco anos de reclusão e multa que varia entre 50 e 100 Obrigações do Tesouro Nacional (OTN).

 

[Pleno News]

Artigos Relacionados

Nova onda de calor deverá atingir regiões do Brasil nesta semana

Marcio Nunes

Saúde monitora novas variantes e reforça vacinação contra covid-19

Marcio Nunes

Começam nesta sexta-feira inscrições para o concurso unificado

Jamile Romano

Sete deputados podem perder o mandato com julgamento no STF

Marcio Nunes

Artigo aponta necessidade de medidas urgentes para preservar Amazônia

Marcio Nunes

Em uma semana, casos prováveis de dengue sobem 80%, para 217 mil

Jamile Romano