27.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
O RIO BRANCO
Brasil

Barroso nega que decisão do STF sobre imprensa represente censura

Publicado em 10/01/2024 10:01

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, reiterou nesta quinta-feira (30) que a decisão da Corte que permite a responsabilização de veículos de imprensa por declarações falsas de entrevistados não cerceia a liberdade de expressão.

Ontem (29), a Corte aprovou uma tese jurídica reiterando que o princípio constitucional da liberdade de imprensa impede a censura prévia de conteúdos publicados. Contudo, se um entrevistado acusar falsamente outra pessoa, a publicação poderá ser responsabilizada judicialmente nos casos de má-fé.

Na abertura da sessão desta tarde, Barroso esclareceu que a Corte reiterou posicionamento contra a censura da imprensa e a favor da liberdade de expressão.

Segundo o presidente, em regra, a imprensa não responde por declarações feitas por terceiros. Contudo, jornais, revista e sites podem ser responsabilizados em casos de má-fé e grave negligência.

“A hipótese [julgada] era de alguém acusado de terrorismo, de homicídio e de ter colocado uma bomba no aeroporto, quando a imputação era sabidamente falsa. Quem conhece a história, esse homem [Zarattini] passou a vida inteira enfrentando a notícia falsa de que havia praticado um ato terrorista. O mal que isso faz para sua mulher, para seus filhos, para sua família. Houve uma entrevista maliciosa e uma negligência em informar que aquele homem não havia sequer sido denunciado pela prática do crime, e ainda se difundiu a informação de que ele teria sido um terrorista”, afirmou.

[Agência Brasil]

Artigos Relacionados

Valdemar Costa Neto é preso por porte ilegal de arma

Marcio Nunes

Congresso não tolerará violência e golpismo, diz Pacheco no aniversário do 8/1

Jamile Romano

STF suspende julgamento sobre quarentena para políticos em estatais

Marcio Nunes

Pagamento da 2ª parcela do 13º acontece nesta quarta; Veja quem recebe

Jamile Romano

Caixa paga nesta quinta-feira 1ª parcela do Bolsa Família de 2024

Jamile Romano

Ao tomar posse, Gonet diz que MP é técnico e não busca holofotes

Marcio Nunes