30.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Barroso nega que decisão do STF sobre imprensa represente censura

Atualizada em 10/01/2024 10:28

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, reiterou nesta quinta-feira (30) que a decisão da Corte que permite a responsabilização de veículos de imprensa por declarações falsas de entrevistados não cerceia a liberdade de expressão.

Ontem (29), a Corte aprovou uma tese jurídica reiterando que o princípio constitucional da liberdade de imprensa impede a censura prévia de conteúdos publicados. Contudo, se um entrevistado acusar falsamente outra pessoa, a publicação poderá ser responsabilizada judicialmente nos casos de má-fé.

Na abertura da sessão desta tarde, Barroso esclareceu que a Corte reiterou posicionamento contra a censura da imprensa e a favor da liberdade de expressão.

Segundo o presidente, em regra, a imprensa não responde por declarações feitas por terceiros. Contudo, jornais, revista e sites podem ser responsabilizados em casos de má-fé e grave negligência.

“A hipótese [julgada] era de alguém acusado de terrorismo, de homicídio e de ter colocado uma bomba no aeroporto, quando a imputação era sabidamente falsa. Quem conhece a história, esse homem [Zarattini] passou a vida inteira enfrentando a notícia falsa de que havia praticado um ato terrorista. O mal que isso faz para sua mulher, para seus filhos, para sua família. Houve uma entrevista maliciosa e uma negligência em informar que aquele homem não havia sequer sido denunciado pela prática do crime, e ainda se difundiu a informação de que ele teria sido um terrorista”, afirmou.

[Agência Brasil]

Artigos Relacionados

Dólar sobe para R$ 5,05 e atinge maior valor em quase seis meses

Marcio Nunes

‘Parecia um avião de papel e caiu’; testemunhas contam como foi acidente com aeronave em Vinhedo

Raimundo Souza

Minha Casa, Minha Vida entrega imóveis para mais de 1,3 mil famílias

Jamile Romano

Planalto aciona ministros contra projeto da anistia, mas lideranças veem gesto inócuo

Raimundo Souza

Brasil estreia na Copa América em busca de nova identidade

Jamile Romano

Dorival Júnior é demitido do comando da seleção brasileira

Marcio Nunes