Publicado em 12/07/2026
Foto: O Rio Branco
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de “perigo potencial” para chuvas intensas em 15 cidades do Acre durante todo este domingo (12). O alerta, vigente até as 23h59, prevê precipitações que podem chegar a 50 milímetros no dia e ventos com rajadas variando entre 40 km/h e 60 km/h.
As instabilidades climáticas atingem regiões do Alto, Baixo e Vale do Acre. Os municípios em atenção são: Rio Branco, Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Capixaba, Epitaciolândia, Feijó, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre, Santa Rosa do Purus, Senador Guiomard, Sena Madureira e Xapuri.
Embora o alerta seja classificado como de perigo potencial, o instituto destaca que há baixo risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos pontuais e ocorrência de descargas elétricas.
Diante da instabilidade, o Inmet recomenda cautela redobrada à população. É aconselhável não se abrigar sob árvores durante ventanias, evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de publicidade, e desconectar aparelhos eletrônicos da rede elétrica durante o mau tempo.
Em casos de emergência ou situações de risco iminente, os cidadãos devem contatar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

