23.8 C
Rio Branco
terça-feira, 14 de abril de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Acre vai receber 3,8 mil doses da nova vacina contra bronquiolite

Publicado em 26/11/2025

O Acre será contemplado com 3.800 doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite em recém-nascidos. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde ao anunciar o envio do primeiro lote do imunizante aos estados.

O lote inicial, composto por 673 mil doses, começa a ser distribuído nesta semana. A vacinação terá início assim que estados e municípios receberem os imunizantes, com previsão de execução ao longo de todo o mês de dezembro.

A vacina passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação da Gestante e deve ser aplicada a partir da 28ª semana de gravidez, com o objetivo de proteger bebês com menos de 6 meses, faixa etária mais vulnerável ao VSR.

O Ministério da Saúde estabeleceu como meta imunizar 80% das gestantes. Além das doses já distribuídas, o governo prevê adquirir mais 4,2 milhões de unidades até 2027.

A oferta do imunizante pelo SUS tornou-se possível após um acordo entre o Instituto Butantan e o laboratório fabricante, que permitirá a transferência de tecnologia para que a vacina seja produzida no Brasil. Hoje, na rede privada, o imunizante pode custar até R$ 1,5 mil.

Público-alvo

Devem se vacinar todas as gestantes a partir da 28ª semana, independentemente da idade. A recomendação é de uma dose por gestação. Estudos clínicos, como o Matisse, apontam eficácia de 81,8% na prevenção de quadros graves de VSR nos primeiros 90 dias de vida.

No cenário nacional, o VSR responde por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias em crianças menores de dois anos. A ampliação da vacinação busca reduzir complicações e internações entre recém-nascidos.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre representa a estados painel sobre financiamento climático na COP28

Marcio Nunes

Município que homenageia herói da Revolução Acreana completa 48 anos de emancipação política neste domingo

Raimundo Souza

Em 2023, a comunicação pública do Acre realizou novos investimentos, aumento de alcance e premiação histórica

Jamile Romano

Economia Solidária gera oportunidades e promove a culinária cruzeirense no Carnaval Magid Almeida

Raimundo Souza

Governo do Estado e Caixa Econômica firmam parceria para Construção de 383 Moradias Populares na Cidade do Povo

Jamile Romano

STF retoma julgamento de Bolsonaro; Cármen Lúcia vota

Redacao