23.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 24 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Geral

Acre representa a estados painel sobre financiamento climático na COP28

Atualizada em 06/12/2023 16:24

Lideranças ambientais de países que possuem florestas tropicais estiveram reunidas nesta quarta-feira, 6, no Pavilhão Nature Positive, na COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes, para uma discussão técnica sobre como o financiamento de carbono pode apoiar NDCs e uma ação climática ambiciosa na natureza.

NDC é uma sigla em inglês para Contribuição Nacionalmente Determinada, que envolve compromissos voluntários criados por países signatários do Acordo de Paris. Joe Walston, que é vice-presidente da Global Coonservations (WCS), organização internacional que mediou o debate, destacou que o Brasil possui grande conhecimento para compartilhar com o mundo, principalmente no que diz respeito a levar qualidade de vida de forma sustentável para quem vive da floresta.

Convidada para discorrer sobre o assunto representando os estados da Amazônia Legal, a secretária de Estado do Meio Ambiente do Acre (Sema), Julie Messias, que também é presidente da Força-Tarefa de Clima e Florestas dos Governadores, Brasil e presidente do Fórum de Secretários da Amazônia Legal, falou que o Acre, embora seja um estado pequeno e que está na Amazônia, foi audacioso a ponto de ser pioneiro na implantação do projeto de REDD+ que, desde 2019, está em execução trazendo excelentes resultados.

“Temos um projeto que vem sendo executado, o Programa REM do Banco Alemão KFW, que remunera os resultados obtidos na redução das emissões de CO2”, afirmou.

Ainda de acordo com a gestora, esse pagamento por resultados é uma garantia de um ambiente legal e de políticas públicas que permitem a implementação de projetos para que os compromissos do país possam ser alcançados.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Com o apoio do governo do Acre, Mâncio Folia 2025 compartilha entretenimento, gera oportunidades e aguarda cerca de 20 mil pessoas

Raimundo Souza

Para fortalecer ações de fiscalização e monitoramento ambiental, governo do Acre leva internet as Unidades de Gestão Ambiental Integrada

Raimundo Souza

Neste sábado (11) o Rio Acre amanheceu com mais de oito metros

Raimundo Souza

Inscrições para cursos gratuitos na área de recursos humanos são prorrogadas

Raimundo Souza

Boletins indicam que fogo cresceu em velocidade superior a resposta federal e estadual

Raimundo Souza

De aproveitamento de resíduos sólidos a criação do monitor da sustentabilidade, mulheres impulsionam pesquisas para o desenvolvimento da Amazônia

Raimundo Souza