27.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
O RIO BRANCO
Geral

Acre representa a estados painel sobre financiamento climático na COP28

Publicado em 06/12/2023 04:12

Lideranças ambientais de países que possuem florestas tropicais estiveram reunidas nesta quarta-feira, 6, no Pavilhão Nature Positive, na COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes, para uma discussão técnica sobre como o financiamento de carbono pode apoiar NDCs e uma ação climática ambiciosa na natureza.

NDC é uma sigla em inglês para Contribuição Nacionalmente Determinada, que envolve compromissos voluntários criados por países signatários do Acordo de Paris. Joe Walston, que é vice-presidente da Global Coonservations (WCS), organização internacional que mediou o debate, destacou que o Brasil possui grande conhecimento para compartilhar com o mundo, principalmente no que diz respeito a levar qualidade de vida de forma sustentável para quem vive da floresta.

Convidada para discorrer sobre o assunto representando os estados da Amazônia Legal, a secretária de Estado do Meio Ambiente do Acre (Sema), Julie Messias, que também é presidente da Força-Tarefa de Clima e Florestas dos Governadores, Brasil e presidente do Fórum de Secretários da Amazônia Legal, falou que o Acre, embora seja um estado pequeno e que está na Amazônia, foi audacioso a ponto de ser pioneiro na implantação do projeto de REDD+ que, desde 2019, está em execução trazendo excelentes resultados.

“Temos um projeto que vem sendo executado, o Programa REM do Banco Alemão KFW, que remunera os resultados obtidos na redução das emissões de CO2”, afirmou.

Ainda de acordo com a gestora, esse pagamento por resultados é uma garantia de um ambiente legal e de políticas públicas que permitem a implementação de projetos para que os compromissos do país possam ser alcançados.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Prefeito de Rio Branco diz que mega concurso público com mais de mil vagas está prestes a ser lançado

Jamile Romano

Último GovCast do ano destaca programação do Réveillon da Família em Rio Branco e Cruzeiro do Sul

Jamile Romano

Helicóptero desaparecido: Polícia diz que não há sobreviventes

Jamile Romano

Com R$ 25 milhões garantidos, obra do viaduto da Corrente caminha para aprovação de órgão federal

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco realiza jantar especial para pessoas em situação de rua

Jamile Romano

Produtores rurais são recebidos pelo presidente Nacional da Conab

Marcio Nunes