22.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 28 de maio de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Acre participa de 1º Encontro Nacional do PAA Indígena

Publicado em 14/05/2025

O governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), realiza, entre os dias 13 e 14 de maio, o 1º Encontro Nacional do PAA Indígena, em Brasília (DF). O Acre conta com representantes das secretarias de Agricultura (Seagri) e de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) no evento.

Durante o encontro, estão sendo apresentadas experiências exitosas e debatidas propostas voltadas à promoção da segurança alimentar e à geração de renda para os indígenas.

O Programa de Aquisição de Alimentos Indígena ( PAA Indígena) foi criado em 2023, pelo MDS. A iniciativa já garantiu investimento superior a R$ 60 milhões na compra e doação de alimentos cultivados pela agricultura familiar indígena.

Neste ano, o Acre foi contemplado com R$ 4,2 milhões para adquirir a produção agrícola dos povos tradicionais. Os recursos são geridos pela Seagri. Mais de 80 aldeias, de sete terras indígenas, fornecem alimentos ao PAA Indígena. A maior parte da produção das aldeias é destinada às escolas indígenas.

“Esta é a primeira vez que o Acre participa do PAA Indígena. Além de fortalecer a atividade produtiva rural nas comunidades tradicionais, este programa atende a demanda de segurança alimentar e nutricional da população indígena”, explicou Luís Tchê, secretário de Agricultura.

A professora indígena Nilcia Kaxinawá, de Feijó, participa do evento e destaca os benefícios após a implementação do programa na comunidade onde vive.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Sonora Brasil do Sesc tem apresentações em Rio Branco de 22 a 24 de julho

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco realiza mais de 800 atendimentos em ação de saúde no Rui Lino

Raimundo Souza

CCJ aprova PL que institui programa de combate à violência contra a mulher

Marcio Nunes

Restaurante Popular estará fechado, no mês de janeiro, devido ao período de transição administrativa e operacional

Raimundo Souza

Damares Alves (Republicanos-DF) Reforça Apoio a Alan Rick no Acre e Vê ‘Sonho’ em Chapa Majoritária Conservadora

Raimundo Souza

Estado inaugura decoração em Rio Branco neste domingo , 15

Jamile Romano