31.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 18 de maio de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Aluno de 11 anos é flagrado com simulacros de arma em escola de Rio Branco; estudante alega bullying

Publicado em 18/05/2026

Foto: Reprodução

Por Redação

Um estudante de 11 anos foi encaminhado ao Conselho Tutelar na manhã desta segunda-feira (18) após ser flagrado portando dois simulacros de arma de fogo dentro da Escola Estadual Doutor Mário de Oliveira, localizada na Travessa Guaporé, no bairro Capoeira, em Rio Branco.

A apreensão ocorreu durante uma fiscalização de rotina da Operação Escola Segura, coordenada por policiais militares do Policiamento Comunitário Charlie.

De acordo com o boletim da Polícia Militar, os agentes estavam na unidade de ensino conversando com a equipe de coordenação pedagógica quando flagraram o aluno exibindo um dos objetos na entrada do estabelecimento. Relatos colhidos no local apontaram que o comportamento do menor já vinha gerando apreensão e que ele estaria intimidando outros colegas de classe.

Ao realizarem a abordagem, os policiais constataram que se tratava de réplicas sem potencial lesivo real, porém com forte poder de intimidação visual:

Simulacro de pistola: Confeccionado de forma artesanal com papelão, papel alumínio e fita isolante, imitando uma arma de calibre .380;

Simulacro de espingarda: Improvisado a partir da estrutura plástica de uma lavadora de alta pressão acoplada a um cabo, assemelhando-se a uma arma de calibre 12.

Motivação e vulnerabilidade

Ao ser questionado pela guarnição sobre a presença dos objetos no ambiente escolar, o estudante confessou que tinha a intenção de ameaçar outros alunos. Como justificativa, o menor afirmou ser alvo constante de bullying por parte de colegas da instituição.

Durante o desdobramento da ocorrência, a coordenação da Escola Doutor Mário de Oliveira informou aos policiais que o estudante possui diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), embora o laudo médico comprobatório não tenha sido apresentado formalmente à equipe no momento do registro.

Diante dos fatos, o comando da patrulha acionou o Conselho Tutelar. O estudante foi conduzido à sede do 4º Conselho Tutelar, na região central de Rio Branco, onde foram iniciados os trâmites para a localização, comparecimento e notificação oficial de sua responsável legal.

Os dois simulacros de armas de fogo foram apreendidos e apresentados na 1ª Delegacia de Polícia Civil, que ficará responsável por dar o andamento jurídico e os procedimentos cabíveis ao caso.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Fundhacre empossa nova diretoria clínica e comissão de ética médica

Jamile Romano

Polícia Militar do Acre divulga resultados operacionais do primeiro mês de 2024

Jamile Romano

A dengue progride e o Acre mantém-se entre os estados brasileiros em 2025 com a maior prevalência da enfermidade

Raimundo Souza

Por unanimidade, 1ª Turma do STF torna réu Sergio Moro por calúnia contra Gilmar Mendes

Marcio Nunes

Juiz Felipe Henrique é agraciado com a Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral do Estado do Acre

Marcio Nunes

TJAC lança processo seletivo para estágio remunerado

Jamile Romano