26.4 C
Rio Branco
quarta-feira, 15 de julho de 2026
O RIO BRANCO
Artigos do NarcisoColunistas

Vide a ciência

Publicado em 09/05/2024

 A natureza tem as suas próprias regras, mas quando se sente seriamente ameaçadas, reage.

             A tragédia que o Estado do Rio Grande do Sul está enfrentando, até o presente momento, foi a mais grave de todas,  mas não a primeira. Para tanto basta que verifiquemos quantas outras tragédias já ocorreram, ainda que em menor intensidade. Daí a pergunta que não pode calar: quais as lições que as nossas autoridades políticas e cientificas irão extrair da presente tragédia?

          Preocupa-me tomar conhecimento que, mesmo no curso da presente tragédia, os milhares de famílias que abandonaram suas residências só estão aguardando as águas baixarem para a elas retornarem, logicamente, após restaurá-las.

          Faz-se desnecessário que lembremos, mas insisto em lembrar  que a maioria das famílias mais severamente atingidas,  derivaram de um extrato social, que antes mesmo da presente tragédia, já viviam enfrentando dificuldades de todas as ordens.

          O que está acontecendo com a maioria das cidades gaúchas, não é um fato isolado, afinal de contas, em todas as unidades de nossa federação, seja por ignorância ou até mesmo de má fé, e neste particular, os prefeitos das nossas cidades deveriam ser os primeiros a serem responsabilizados, não apenas os de hoje, também os passados, até porque, por décadas a fio, permitiram a construção de moradias e de equipamentos públicos – escolas, postos de saúde, creches, praças, iluminação e abastecimento de água em áreas já consideradas de alto risco. Nós acreanos também somos, ao mesmo tempo, vítimas e testemunhas das não saudosas alagações dos nossos rios, a se destacar, do nosso Rio Acre.

           Não raramente tenho ouvidos de determinadas pessoas coisas do tipo: 01- este tal de aquecimento global jamais existirá. 02- este tal de efeito estufa é uma asneira. Entretanto, quando os nossos mais celebrados cientistas em matéria ambiental recomendam o contrário, até mesmo em respeito à própria ciência, passei a tê-los como referência.

        Decerto uma coisa: a natureza não entrou e nem entrará na politiquice que insiste em dividir as nações, e em especial, os seus povos, em direita e esquerda. Lamentavelmente, dada a nossa estúpida polarização política, a tragédia que Estado do Rio Grande do Sul está vivendo já se tornou objeto de suas fake News.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Inadmissível

Jamile Romano

Evaporou-se

Jamile Romano

José Dirceu se livrou das ações em que era alvo na Operação Lava Jato numa canetada do ministro do STF Gilmar Mendes

Jamile Romano

Chega de trumpadas

Narciso Mendes

Na TV Rio Branco, secretária de meio ambiente comemora redução de alerta de desmatamento e de focos de incêndios em 2023

Antonio Muniz

Desequilíbrio climático

Narciso Mendes