23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

MPAC apura ato de improbidade cometido por vereador ao emprestar veículo pertencente à Câmara de Capixaba

Publicado em 09/05/2024

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cumulativa de Capixaba, instaurou um procedimento para apurar o ato de improbidade administrativa cometido pelo presidente da Câmara de Vereadores do Município, que é acusado de emprestar ilegalmente uma motocicleta pertencente à Câmara.

Durante ação da Polícia Civil de Capixaba nesta terça-feira, 7, a motocicleta foi apreendida após ter sido avistada sendo conduzida por um homem sem vínculos com a Câmara dos Vereadores do município. O condutor afirmou que tinha autorização do responsável legal do veículo para conduzi-lo.

A Promotoria já havia instaurado o procedimento a partir de outro caso recente de utilização do mesmo veículo por uma pessoa sem vínculo com o ente público. As informações sobre a abordagem com um novo condutor foram anexadas para apuração.

Diante desse novo episódio, o promotor de Justiça Vanderlei Batista Cerqueira enviou também um ofício ao juízo da Comarca de Capixaba, solicitando informações sobre os antecedentes criminais do homem que conduzia a motocicleta nesta última abordagem, o qual, segundo informações divulgadas pela Polícia Civil, já foi condenado por tráfico de drogas.

O promotor ressaltou no procedimento que a conduta de emprestar a motocicleta para fins pessoais configura um ato de improbidade administrativa, conforme estabelecido pela Lei nº 8.429/92, art. 10, XIII, que proíbe o uso de veículos, máquinas, equipamentos ou materiais de propriedade ou disponíveis para entidades públicas em atividades particulares.

[Agência de Notícias do MPAC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Polícia prende líder de organização criminosa acusado de roubo de R$ 100 mil em joias no interior do Acre

Jamile Romano

Decreto do Estado altera regras para execução de emendas parlamentares

Jamile Romano

Sine Acre anuncia 51 vagas de emprego em Rio Branco

Kevin Souza

TRE inicia processo de geração de mídias para quase três mil urnas eletrônicas no Acre

Jamile Romano

Forças de segurança do Estado garantem tranquilidade durante processo eleitoral no Acre

Jamile Romano

63 anos do Acre: programação de aniversário conta com banda militar e hasteamento da bandeira

Raimundo Souza