24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

MPAC apura ato de improbidade cometido por vereador ao emprestar veículo pertencente à Câmara de Capixaba

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cumulativa de Capixaba, instaurou um procedimento para apurar o ato de improbidade administrativa cometido pelo presidente da Câmara de Vereadores do Município, que é acusado de emprestar ilegalmente uma motocicleta pertencente à Câmara.

Durante ação da Polícia Civil de Capixaba nesta terça-feira, 7, a motocicleta foi apreendida após ter sido avistada sendo conduzida por um homem sem vínculos com a Câmara dos Vereadores do município. O condutor afirmou que tinha autorização do responsável legal do veículo para conduzi-lo.

A Promotoria já havia instaurado o procedimento a partir de outro caso recente de utilização do mesmo veículo por uma pessoa sem vínculo com o ente público. As informações sobre a abordagem com um novo condutor foram anexadas para apuração.

Diante desse novo episódio, o promotor de Justiça Vanderlei Batista Cerqueira enviou também um ofício ao juízo da Comarca de Capixaba, solicitando informações sobre os antecedentes criminais do homem que conduzia a motocicleta nesta última abordagem, o qual, segundo informações divulgadas pela Polícia Civil, já foi condenado por tráfico de drogas.

O promotor ressaltou no procedimento que a conduta de emprestar a motocicleta para fins pessoais configura um ato de improbidade administrativa, conforme estabelecido pela Lei nº 8.429/92, art. 10, XIII, que proíbe o uso de veículos, máquinas, equipamentos ou materiais de propriedade ou disponíveis para entidades públicas em atividades particulares.

[Agência de Notícias do MPAC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Estado forma 154 estudantes do ensino fundamental do Colégio Militar Tiradentes em Rio Branco

Jamile Romano

FAMPE 100 impulsiona negócios liderados por mulheres no Acre

Kevin Souza

Programa Saúde Itinerante em Neuropediatria realiza mais de 400 atendimentos a crianças em Sena Madureira

Raimundo Souza

Cesta básica tem leve queda em Rio Branco após iniciar ano com maior aumento em três meses, aponta Fecomércio

Jamile Romano

MPAC recomenda a otimização do número de consultas eletivas oferecidas na Fundhacre

Jamile Romano

Estado realiza chamamento público para promoção de políticas de igualdade racial e enfrentamento do racismo religioso

Jamile Romano