28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Policial

Policia Civil em parceria com o TJAC leva cidadania com a emissão de mais de 400 RGs em Jordão

Visando atender os moradores, a população indígena da região e ribeirinhos, a Polícia Civil do Acre (PCAC), em parceria com diversas instituições, está participando desde sexta-feira, 26, do Projeto Cidadão do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), na Escola Bernardo Abdon da Silva. Neste sábado, os trabalhos iniciaram às 08h da manhã e se estenderão até às 16h da tarde. A PCAC estima emitir 400 Carteiras de Identidade Nacional (CIN), documento inovador que substitui o antigo Registro Geral (RG).

A ação tem sido recebida com entusiasmo, e está tendo grande procura da população pelos serviços do Instituto de Identificação da Polícia Civil, TJAC, Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC), Defensoria Pública do Acre (DPE/AC), Ministério Público estadual (MPAC), Exército, e da Assistência Social do Município.

Em meados de fevereiro deste ano, nas cheias, Jordão teve 80% da zona urbana atingida, pelo rio Tarauacá. O município que é um dos quatro isolados do Acre têm 9.222 habitantes, conforme último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2022, e um mês depois, no dia 24 de março, o outro rio que banha a cidade, rio Jordão, também subiu. A cidade ainda se recupera da situação de calamidade pública

“É de extrema importância esta parceria entre o Instituto de Identificação da Polícia Civil, TJAC e demais instituições, desta forma, podemos está proporcionando mais dignidade para estas pessoas que passaram por um momento tão delicado neste ano”, informou o diretor do Instituto de Identificação Júnior César da Silva.

O diretor ressalta que esse serviço é fundamental para garantir que todos os cidadãos tenham acesso aos seus direitos civis e sociais, permitindo que possam exercer plenamente sua cidadania. “Essa iniciativa demonstra o compromisso da direção-geral, na pessoa do chefe da PCAC, Henrique Maciel, em levar serviços essenciais às áreas mais remotas e garantir que todos tenham a oportunidade de obter seus documentos de identificação de forma acessível e conveniente,” finalizou Júnior.

 

Assessoria/ PCAC

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Polícia Civil do Acre desarticula rede de tráfico de drogas em Capixaba

Jamile Romano

Líder de quadrilha de roubo de veículos é preso na Bolívia em operação internacional

Jamile Romano

Criminosos que aterrorizavam comerciantes de Xapuri são presos pela Polícia Civil

Redacao

Ministério da Justiça prorroga atuação da Força Nacional no Acre

Marcio Nunes

Maycon Gomes foi preso, acusado de agredir com arma branca a própria esposa

Raimundo Souza

Mulher de MC Poze detalha prisão do funkeiro: “Humilhante e cruel”

Marcio Nunes