26.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Nota Pública

Publicado em 19/02/2026

Diante da notícia de um suposto estupro coletivo envolvendo atletas vinculados a um clube esportivo do Acre, atualmente sob investigação policial, e diante das declarações públicas do treinador da equipe sobre o episódio, manifesto repúdio.

A apuração dos fatos deve seguir com rigor técnico e respeito ao devido processo legal. Contudo, nenhuma circunstância autoriza declarações que relativizem a violência, desloquem a responsabilidade do agressor para a vítima ou recorram a estereótipos que a desumanizam.

Em um estado que enfrenta índices elevados de feminicídio e estupro, expressões como “homens longe de casa”, a ideia de “invasão do alojamento” ou a rotulação de mulheres como “Maria Chuteira” não são neutras. Tais manifestações são incompatíveis com os valores constitucionais da dignidade da pessoa humana e da igualdade entre homens e mulheres.
A violência contra mulheres — física ou simbólica — não pode ser naturalizada nem tratada como opinião. A dignidade das mulheres é inegociável.

Rio Branco-Acre, 19 de fevereiro de 2026.

Dulce Benício
Presidente do TCE-AC

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Nos últimos seis anos, gestão de Gladson Cameli pagou mais de R$ 3 bilhões em dívidas de governos passados

Jamile Romano

Polícia Civil deflagra operação contra ameaças a policiais e tráfico de drogas em Santa Rosa do Purus

Redacao

Decidido: Sheila Andrade é a nova chefe de gabinete de Bocalom na prefeitura de Rio Branco

Jamile Romano

Uma trégua, não um acordo

Raimundo Souza

Concurso de Blocos Carnavalescos celebra a cultura, tradição e história do Acre no Carnaval da Família

Raimundo Souza

Abertas inscrições para vagas residuais de cursos técnicos e superiores no campus Rio Branco

Jamile Romano