28.3 C
Rio Branco
terça-feira, 3 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governador Gladson Camelí participa da abertura dos trabalhos legislativos de 2026 na Aleac

Publicado em 03/02/2026

O governador do Acre, Gladson Camelí, participou na manhã desta terça-feira, 3, da sessão solene de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) para o ano de 2026. A cerimônia foi realizada no plenário da Casa e marcou também a leitura da mensagem governamental, momento tradicional em que o chefe do Poder Executivo apresenta um balanço das ações da gestão e as perspectivas para o novo ano legislativo.

Solenidade foi apreciada por parlamentares, secretários de Estado e representantes da imprensa. Foto: Neto Lucena/Secom

A vice-governadora Mailza Assis esteve presente na solenidade, assim como deputados estaduais, autoridades dos demais poderes, servidores públicos e representantes da imprensa. Ela destacou: “Desejo para todos os poderes um ano de muitas conquistas, produtividade e de execução de um ótimo trabalho. Trabalhamos muito em 2025 e pretendemos ir sempre além nesse ano que se inicia”.

Vice-governadora Mailza Assis esteve presente ao lado de Gladson Camelí durante a solenidade. Foto: Neto Lucena/Secom

O presidente da Assembleia Legislativa, Nicolau Júnior, iniciou as falas do dia e reconheceu: “O governador Gladson Camelí merece destaque por ser o único governador que sempre esteve presente nas aberturas dos trabalhos da Assembleia Legislativa. Isso demonstra o seu valor pelo diálogo construtivo e constante entre todos os poderes”.

Presidente da Aleac, Nicolau Júnior valorizou a presença do governador do Acre nas aberturas dos trabalhos da instituição. Foto: Diego Gurgel/Secom

Ao iniciar seu pronunciamento, Gladson Camelí saudou os parlamentares, a vice-governadora e a população acreana, destacando a importância da harmonia e da parceria entre os poderes. Segundo o governador, sua presença na Aleac representa o reconhecimento do papel fundamental do Legislativo estadual e o compromisso com o diálogo democrático. “As portas do Palácio do governo continuam abertas para o diálogo e para a construção de uma relação de respeito e colaboração”, afirmou.

Gladson Camelí realizou a leitura da carta governamental, a qual destacou os principais feitos da sua gestão. Foto: Diego Gurgel/Secom

Durante a leitura da mensagem, o governador apresentou um amplo balanço das ações do governo, ressaltando que os resultados alcançados são fruto de planejamento e de um trabalho voltado para o cuidado com as pessoas. Ele destacou a valorização dos servidores públicos, com o pagamento em dia e, sempre que possível, de forma antecipada, além da realização de concursos públicos que beneficiaram mais de 8 mil profissionais.

Frente ao feito de enriquecer o quadro de servidores públicos estaduais, Camelí realçou: “Compreendo que o Estado não é constituído apenas por símbolos e prédios. O Estado é, antes de tudo, a presença humana, o atendimento acolhedor e o desenvolvimento de cada família”.

Na área da saúde, Gladson Camelí citou investimentos em infraestrutura e atendimento, como a entrega e recuperação de unidades de saúde, a implantação da UTI do Hospital do Juruá, a conclusão do Hospital de Urgências de Rio Branco e a previsão de entrega da primeira etapa da nova Maternidade Estadual. Também mencionou a ampliação da telemedicina, convênios para tratamento fora do domicílio e a realização de mutirões que já ultrapassaram 65 mil atendimentos.

O governador ressaltou ainda os avanços em obras estruturantes e mobilidade, com recuperação de ramais e rodovias, construção de pontes, duplicações e projetos em execução, como o viaduto da Avenida Ceará, o Anel Viário e a Orla do Quinze, em Rio Branco. Segundo ele, essas obras impulsionam a economia e geram emprego e renda.

Na educação, Gladson Camelí destacou a construção e reforma de mais de 200 unidades escolares, o programa Prato Extra, a entrega de fardamento e tablets aos alunos, além da contratação de novos professores e o pagamento do maior bônus da história da rede estadual. Ele também anunciou avanços na educação profissionalizante, intercâmbio para alunos da rede pública e os passos iniciais para a criação da Faculdade Estadual.

O discurso também abordou ações nas áreas de segurança pública, meio ambiente, produção rural, industrialização e política social. O governador ressaltou a redução dos índices de violência, o fortalecimento das forças de segurança, a diminuição do desmatamento e das queimadas, além do crescimento das exportações, que alcançaram recorde em 2025. Programas sociais como CNH Social, regularização fundiária, Feirão do Emprego e Juntos pelo Acre também foram destacados, com reconhecimento ao trabalho liderado pela vice-governadora Mailza Assis.

Ao encerrar seu discurso, o governador do Acre desejou: “Que todos tenhamos um ano produtivo e de harmonia em busca de novos avanços”. Foto: Neto Lucena/Secom

Ao encerrar sua fala, Gladson Camelí agradeceu aos servidores, secretários, deputados estaduais e à população acreana pela confiança, reforçando o compromisso com o desenvolvimento do estado. “Diante de Deus e do povo acreano, encerro desejando a todos um ano produtivo e de harmonia com o Executivo, em busca de novos avanços e triunfos para o nosso estado”, concluiu.

Confira a carta governamental na íntegra:

Mensagem governamental na Aleac 2026

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Ministra dos Povos Indígenas vem ao Acre participar do Seminário COParente – Rumo à COP30

Raimundo Souza

Comic Nerd 2025 Especial Dragon Ball agita o Acre com dois dias de cultura geek e economia criativa

Raimundo Souza

Nível do Rio Acre em Rio Branco atinge 1,59 metros, segundo Defesa Civil

Kevin Souza

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do AC lança concurso de fotografia com prêmios que somam mais de R$ 5 mil

Jamile Romano

Atlas da Violência aponta salto nos homicídios ocultos no Acre

Jamile Romano

Professora do Comitê Paralímpico Brasileiro descreve cotidiano de atletas acreanos no Camping Escolar

Redacao