29.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Cafeicultores são selecionados para abastecer o Programa Nacional de Alimentação Escolar no Acre

Publicado em 30/01/2026

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), realizou na terça-feira, 27, a seleção dos cafeicultores responsáveis pelo fornecimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que atende os estudantes da rede estadual de ensino.

É a primeira vez que o café produzido no Acre entra no cardápio das escolas públicas. A iniciativa busca trazer mais dignidade para a comunidade escolar e fortalecer a economia local, selecionando produtores do estado.

Jorge Pereira e Keyti Espindola, casal que produz na Reserva Chico Mendes, em Brasileia, foram os selecionados na chamada pública, voltada à agricultura familiar.

Keyti relata que obteve acesso ao edital por meio das redes socias e que, logo após examinar os critérios exigidos, começou a preparar a documentação necessária para participar do processo de seleção: “Na abertura dos envelopes, foi identificado que nós fomos selecionados, os primeiros e únicos, já que é uma novidade no Pnae eles inserirem o café nesse chamamento”.

Produtores familiares Keyti Espindola e Jorge Pereira foram os cafeicultores selecionados na chamada pública do Pnae. Foto cedida

Nova perspectiva de negócio

Segundo a produtora, a participação no chamamento representa uma nova perspectiva de negócio. Atualmente o casal possui marca própria e comercializa o café em diferentes regiões do país, com ponto de revenda em São Paulo e comercialização em Rio Branco, na loja Made in Acre.

Casal é dono da marca Café Raízes da Floresta. Foto cedida

É a primeira vez que Keyti e Jorge participam de uma chamada pública para fornecimento de alimentos. A seleção é considerada por eles promissora, por apontar novas metas de produção e fortalecer a autonomia produtiva. “Essa conquista representa muito para a gente, porque isso vai garantir o destino dessa produção”, avalia Keity.

Governo investe cerca de R$ 75 milhões por ano na alimentação escolar

O secretário de Educação e Cultura, Aberson Carvalho, destaca a importância do Pnae, como política de fortalecimento ao produtor local e à agricultura familiar.

Secretário Aberson Carvalho explica que recurso federal tem contrapartida do Estado. Foto: Diego Gurgel/Secom

E explica que o recurso federal do programa tem a contrapartida do Estado para garantir refeições com qualidade nas escolas.

“Estamos falando de cerca de R$ 75 milhões por ano na alimentação escolar, sob a liderança do governador Gladson Camelí e da vice-governadora Mailza Assis, trabalhando para cuidar das pessoas”, informa.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Curta-metragem Minha Mãe Mentiu estreia neste sábado no Cine Teatro Recreio

Marcio Nunes

Comissão de Segurança Pública da Aleac recebe policiais penais e encaminha providências aos pleitos da categoria

Jamile Romano

Boi Garantido vence festival de Parintins e garante o 33º título

Marcio Nunes

Acre encerra ações do Maio Amarelo 2025 com distribuição de kits para ciclistas

Raimundo Souza

Estado divulga resultado preliminar da prova de títulos do concurso público do Detran

Jamile Romano

Fifa se cala, e intervenção dos EUA na Venezuela não deve impactar a Copa

Raimundo Souza