32.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 16 de março de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Programa Criança Feliz integra as atividades oferecidas no Parque de Exposições

Publicado em 28/01/2026

Diante da cheia do Rio Acre, que obrigou dezenas de famílias a deixarem suas casas, o cuidado com as crianças desabrigadas tornou-se uma das principais preocupações do poder público municipal. Em situações de emergência como essa, garantir proteção, acolhimento e atividades que minimizem os impactos emocionais é fundamental para preservar o bem-estar e o desenvolvimento infantil.

Nesse contexto, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, tem intensificado ações voltadas às crianças que estão abrigadas no Parque de Exposições Wildy Viana. Uma das iniciativas é desenvolvida pelo Programa Criança Feliz, que atua diretamente no acolhimento e no estímulo ao desenvolvimento dos menores atingidos pela alagação.

Durante o último fim de semana, a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Sobral promoveu atividades lúdicas de pintura com as crianças acolhidas no abrigo. A proposta é oferecer momentos de descontração, criatividade e expressão, ajudando a reduzir os efeitos emocionais provocados pelas mudanças repentinas causadas pela enchente.

Segundo o diretor de Assistência Social, Ivan Ferreira, o trabalho lúdico desempenha um papel essencial nesse processo. “É uma atividade que busca entreter os jovens e estimular a livre expressão e a criatividade, contribuindo para amenizar os impactos psicológicos da situação vivida por essas crianças”, explicou.

O Programa Criança Feliz atende meninos e meninas de 2 a 13 anos, oferecendo não apenas atividades recreativas, mas também ações pedagógicas e de acompanhamento que visam fortalecer o desenvolvimento infantil mesmo em contextos de vulnerabilidade.

De acordo com o secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, João Marcos Luz, o cuidado com as crianças é uma prioridade da gestão. “É uma determinação do nosso prefeito, Tião Bocalom, cuidar dos nossos jovens e crianças, estimulando o desenvolvimento natural, minimizando os traumas e proporcionando atividades que promovam a superação das dificuldades e o convívio em grupo”, destacou.

As ações seguem sendo realizadas enquanto as famílias permanecem no abrigo, reforçando o compromisso do município com a proteção integral de crianças e adolescentes afetados pela cheia do Rio Acre.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Da Foz do Breu para o centro cirúrgico: Velloso leva esperança à pequena Adrieli

Kevin Souza

Festival Atsa Puyanawa será vitrine para o Brasil e o mundo em julho

Raimundo Souza

Creche em tempo integral libera alunos mais cedo por falta de merendeira em Rio Branco

Kevin Souza

Prefeitura de Rio Branco investe em reforma e ampliação de escolas para atender às exigências do Ministério da Educação

Marcio Nunes

Com itinerário estendido, Bocalom realiza carreata do Manoel Julião ao Lago do Amor

Marcio Nunes

Sesacre realiza abertura das campanhas Outubro Verde e Outubro Rosa com exames e práticas de bem-estar para servidores

Redacao