27.3 C
Rio Branco
sábado, 3 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Sema e Embrapa assinam acordo de cooperação técnica com foco no monitoramento ambiental

Atualizada em 16/04/2024 16:41

Como parte de um plano de trabalho detalhado para avançar na aplicação de geotecnologias no monitoramento da recuperação florestal no estado do Acre, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) assinaram um acordo de cooperação técnica (ACT) durante o Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal, que ocorreu na capital acreana.

O acordo, assinado pela secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, e pelo chefe-geral da Embrapa, Bruno Pena, prevê uma série de ações que visam a formulação de políticas públicas para a atualização contínua do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Acre.

A secretária afirmou que o acordo potencializa uma variedade de novas tecnologias que estão contempladas nesse novo acordo de cooperação. “Esse ACT vem de uma parceria que já temos com a Embrapa, que visa o fortalecimento das políticas públicas ambientais com um órgão tão importante ligado ao meio ambiente”, afirmou a secretária Julie Messias.

A gestora disse, ainda, que a parceria reforça estudos para a geração e gestão do conhecimento em geoprocessamento, monitoramento ambiental e em unidades de conservação estaduais e fomento florestal. “O acordo prevê a capacitação de técnicos e a transferência de tecnologias, incluindo o uso de drones e de produtos para monitoramento de gestão florestal. Também irá fortalecer as ações de comunicação e educação ambiental”, acrescentou.

O chefe-geral da Embrapa, Bruno Pena, ressaltou que esse ACT é importante, pois formaliza todas as ações que já são desenvolvidas em parceria com a Sema.

“Somos parceiros de longa data da Sema, no Zoneamento Ecológico-Econômico. Foi uma construção conjunta. Em todas as fases dele a Embrapa atuou fortemente. Agora, ampliamos as ações. Além do zoneamento ecológico, para as próximas etapas colocamos também o zoneamento de algumas culturas agrícolas como soja, o milho”, afirmou.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Governo federal autoriza contratação de brigadistas temporários em três cidades do Acre devido a alta de incêndios

Jamile Romano

CCJ da Câmara nega recurso contra cassação do mandato de Glauber Braga

Marcio Nunes

Acre compartilha boas práticas ambientais na 7ª conferência do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia

Raimundo Souza

Segurança Pública do Acre reduz índices de mortes violentas intencionais em quase 17%

Marcio Nunes

Sebrae no Acre leva grupo de empresárias para o maior evento de soluções logísticas das Américas

Jamile Romano

Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Acre esta presente na Expoacre 2024

Jamile Romano