23.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Lei sancionada atualiza diretrizes do Plano Plurianual do Acre para o período 2024–2027

Publicado em 30/12/2025

O governo do Acre sancionou, nesta terça-feira, 30, a Lei nº 4.746, que promove a revisão do Plano Plurianual (PPA) referente ao quadriênio 2024–2027. A atualização do instrumento de planejamento foi proposta pelo Poder Executivo e recebeu aprovação da Assembleia Legislativa do Estado (Aleac).

A norma foi assinada pela governadora em exercício, Mailza Assis (Progressistas), e altera dispositivos do PPA originalmente instituído pela Lei nº 4.282, de dezembro de 2023. As mudanças atingem anexos considerados essenciais para a organização do planejamento estratégico e da política orçamentária estadual.

Entre os pontos revisados estão os Programas Temáticos organizados por Eixo Estratégico do Executivo, a listagem de programas institucionais, além das ações e programas desenvolvidos pelos demais Poderes. O texto também atualiza as entregas previstas conforme objetivos e programas definidos para o período.

A nova legislação ajusta ainda o referencial orçamentário dos anos de 2024 a 2027 e redefine metas e prioridades que irão orientar a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026, assegurando compatibilidade entre o planejamento de médio prazo e a execução anual do orçamento.

Conforme estabelece a lei, eventuais inclusões, exclusões ou alterações de ações orçamentárias poderão ser feitas por meio das leis orçamentárias anuais ou pela abertura de créditos adicionais, passando a integrar automaticamente os respectivos programas. O texto destaca também que os valores previstos têm caráter indicativo, não configurando limite para a fixação das despesas futuras.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Centro de Estudo de Línguas abre processo de matrícula para cursos em Rio Branco e Cruzeiro do Sul

Jamile Romano

Trama golpista: Fux vota pela absolvição de ex-diretor da Abin

Redacao

Mutirão atende 700 pessoas em fila de espera para consultas ligadas à saúde mental em hospital do AC

Jamile Romano

MPAC abre inquérito sobre fala do vereador N. Lima por suposta intolerância religiosa

Jamile Romano

Saiba quem são cardeais apontados como favoritos para suceder papa Francisco; não há brasileiros na lista

Raimundo Souza

Fotógrafo e ambientalista Mário Barila contribui com acervo fotográfico da Prefeitura de Rio Branco

Marcio Nunes