30.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 19 de dezembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Iapen promove momento em família para detentos com portaria de trabalho externo

Publicado em 19/12/2025

Com o objetivo de garantir a ressocialização de pessoas privadas de liberdade e o acolhimento e aproximação com familiares, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) promoveu um momento em família para detentos com portaria de trabalho externo no Complexo Penitenciário de Rio Branco, nesta quinta-feira, 18. O momento foi destinado para a reunião de 65 detentos com seus familiares, como esposa e filhos. Aqueles que não têm nem esposa nem filhos puderam convidar o pai e a mãe.

Iapen promove momento em família para detentos com portaria de trabalho externo. Foto: Diogo José/Iapen

O detento E. O. S., que trabalha na Fazendinha, a horta do complexo, reencontrou a esposa e quatro dos oito filhos. Ele conta que sempre foi próximo das crianças e que sente saudades: “O sonho da gente é toda hora sair daqui e ir pra perto deles. Eles são o meu coração”. A esposa dele, R. O. explica que, para os filhos, a atividade foi muito importante: “Pra mim está sendo muito bom, e eu acredito que pros filhos dele está sendo melhor, porque ele é um pai muito presente. Os dois menores são autistas, é mais difícil ainda pra eles entender, sentem muita falta dele.”

Com foco na ressocialização, ação de reintegração entre detentos e familiares é realizada no Complexo Penitenciário de Rio Branco. Foto: Isabelle Nascimento/Iapen

André Vinício Assis, diretor de Reintegração Social do Iapen, explica que essa ação é parte essencial da ressocialização: “Isso é reintegrar o convívio familiar, ressocializar essas pessoas. Esse é um dos papéis fundamentais do Iapen, e essa ação não tem sido diferente. Ela tem sido feita nas unidades dos municípios e hoje nós estamos fazendo aqui no Complexo Penitenciário de Rio Branco.”

A atividade contou também com um almoço servido para os detentos e suas famílias, e um momento de oração, conduzido pelos pastores da igreja Família Videira, Edmilson Assis e Valéria Rigamonte.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Egressos emocionam gestores e convidados durante homenagem da Aleac aos 15 anos do Ifac

Redacao

Defensor público do Acre é o único do país a receber o Prêmio Justiça em Foco 2025

Kevin Souza

Acre pede urgência na destinação de recursos internacionais para resposta às emergências climáticas

Marcio Nunes

OCA Móvel realiza mais de 300 atendimentos durante o final de semana

Raimundo Souza

Haddad: isenção do IR até R$ 5 mil deve ser sancionada em outubro

Redacao

Avanços na saúde indígena no Acre refletem compromisso com a equidade e o respeito cultural

Raimundo Souza