25.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 29 de maio de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeralPolítica

Bruno Moraes aponta temas mais delicados na revisão do Plano Diretor de Rio Branco

Publicado em 14/11/2025

O vereador Bruno Moraes, do Progressistas, responsável pelo requerimento que resultou na audiência pública desta sexta-feira, 14 de novembro, conduziu as discussões sobre a revisão do Plano Diretor de Rio Branco. O documento, que orienta as políticas de crescimento urbano, ocupação do solo e ordenamento territorial da capital, começou a tramitar oficialmente na Câmara Municipal em 23 de setembro de 2025.

Durante o encontro, Bruno explicou que esta foi apenas a primeira etapa de uma série de debates que o Legislativo pretende promover. Das 52 mudanças sugeridas pela proposta, ele observou que algumas tratam apenas de ajustes de texto, enquanto outras são consideradas de maior impacto. Entre elas estão o aumento do limite de altura dos prédios para até 40 andares, as novas normas aplicadas aos postos de combustíveis e as alterações relativas às regras de estacionamento.

O parlamentar afirmou que a audiência teve caráter introdutório e que novas reuniões específicas serão marcadas, caso surjam dúvidas ou questionamentos sobre temas mais complexos. Segundo ele, o propósito é garantir total transparência e ampliar a participação da população.

Bruno Moraes também adiantou que apresentará uma emenda para reduzir o intervalo das revisões do Plano Diretor. Hoje, o processo ocorre a cada dez anos, e a proposta do vereador é que a atualização passe a ser realizada a cada cinco. O argumento é que o crescimento acelerado de Rio Branco exige ajustes mais regulares nas políticas de planejamento urbano.

O encontro reuniu representantes do Ministério Público, da Universidade Federal do Acre, da RBTrans, de instituições religiosas, donos de postos de combustíveis, entidades ambientais e equipes técnicas da Seinfra, que elaboraram o texto revisado.

A versão atualizada do Plano Diretor define diretrizes para a organização territorial, a promoção do desenvolvimento urbano sustentável, a ocupação do solo, o macrozoneamento, a regularização de áreas urbanas e a preservação ambiental. O documento também incorpora metas de inclusão social e servirá como base para orientar as ações de planejamento da capital nos próximos anos.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Fiéis católicos se reunem na madrugada durante live de propósito quaresmal com frei Renan

Jamile Romano

Vice-governadora Mailza dialoga com moradores afetados pela enchente do Rio Tarauacá e garante apoio social

Jamile Romano

Papa pede garantia à soberania da Venezuela e ‘superação da violência’

Raimundo Souza

Opinião – Não há censura no Brasil? Listo dez casos dos últimos anos

Raimundo Souza

Governo do Acre divulga edital de seleção de artesãos para participar de feira de artesanato em São Paulo

Jamile Romano

Confira as seções eleitorais e os horários de votação dos candidatos à Prefeitura de Rio Branco.

Raimundo Souza