22.3 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeralPolicial

Polícia Civil prende foragido acusado de crimes ambientais e organização criminosa em Xapuri

Publicado em 14/11/2025

Na manhã desta quinta-feira, 13, a Polícia Civil do Acre (PCAC) prendeu, em Xapuri, um homem de 40 anos identificado pelas iniciais A.M.P., foragido da Justiça Federal e acusado de crimes ambientais, grilagem de terras e participação em organização criminosa. A ação foi realizada por investigadores que atuam no município e cumpriram ordem judicial expedida pela Justiça Federal.

Investigadores da Polícia Civil cumpriram mandado federal e prenderam “Zezé” em Xapuri. Foto: cedida

Natural do estado de Rondônia, o suspeito era considerado por moradores da zona rural de Xapuri como o maior desmatador da Reserva Extrativista Chico Mendes, área protegida e constantemente alvo de ações de fiscalização ambiental.

A.M.P. era procurado há cerca de três meses por equipes da Polícia Civil e da Polícia Federal. Durante esse período, ele teria se escondido em regiões de difícil acesso, especialmente na zona rural, onde mantém propriedades e utilizava a mata fechada e as condições do período chuvoso para dificultar a atuação policial.

“A prisão de ‘Zezé’ representa um passo fundamental no combate aos crimes ambientais e à grilagem que vêm causando danos irreparáveis à Reserva Chico Mendes. Nosso compromisso é seguir atuando de forma firme para proteger o patrimônio ambiental e garantir que criminosos desse porte sejam responsabilizados”, destacou o delegado responsável pela delegacia-geral de Xapuri, Dr. Luccas Vianna.

A prisão ocorreu quando o foragido chegava ao bairro Sibéria, em Xapuri, momento em que os investigadores conseguiram interceptá-lo e cumprir o mandado judicial.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Rio Acre volta a baixar na capital , atinge 15,23 metros mas segue em transbordamento

Jamile Romano

Jovem sofre ferimento grave na perna após colisão entre moto e carro em Brasiléia

Kevin Souza

Muita saúde mental e bem-estar foram oferecidos pela Prefeitura de Rio Branco na Expoacre 2025

Marcio Nunes

Festival Atsa Puyanawa se inicia nesta quinta e promete imersão na cultura indígena

Jamile Romano

Governo do Acre realiza nesta semana o II Fórum de Bioeconomia da Amazônia

Raimundo Souza

Polícia Militar, através do 6°BPM/Base Rodoviária, efetua prisão de indivíduos por tráfico de drogas

Raimundo Souza