23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo lança edital para seleção de projetos voltados à autonomia financeira das mulheres

Publicado em 07/11/2025

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), lançou nesta sexta-feira, 7, o Edital de Chamamento Público nº 02/2025, que tem como objetivo selecionar organizações da sociedade civil (OSC) para execução de projetos voltados à promoção da autonomia financeira das mulheres, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social ou vítimas de violência doméstica.

Com investimento de R$ 400 mil, provenientes de emenda parlamentar, o edital busca fortalecer ações de qualificação profissional e incentivo ao empreendedorismo feminino. As propostas selecionadas devem contemplar o tema “Mulheres em foco: autonomia e renda para o enfrentamento à violência” e priorizar a capacitação em cursos profissionalizantes na área da beleza, setor de rápida inserção no mercado e alto potencial de geração de renda.

Semulher lança edital para seleção de projetos voltados à autonomia financeira do público feminino. Foto: Secom

Entre as ações previstas, estão:

  • Qualificação profissional com foco em competências técnicas e práticas na área da beleza;
  • Capacitação em gestão e empreendedorismo, incluindo marketing digital básico, precificação e noções de microcrédito e formalização (MEI);
  • Fomento à autoconfiança e autonomia, com módulos sobre direitos da mulher e enfrentamento à violência de gênero;
  • Distribuição de kits de insumos básicos, para o início das atividades profissionais.

As propostas devem ser enviadas até o dia 7 de dezembro de 2025, às 12h (horário do Acre), exclusivamente para o e-mail edital.semulher@gmail.com. O resultado final será divulgado em 15 de dezembro de 2025.

A secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa, destacou que o chamamento público reforça o compromisso do governo em fortalecer a rede de apoio às mulheres.

“Este é mais um edital lançado pela Semulher. No ano passado, destinamos também outros projetos voltados às mulheres acreanas, sempre buscando contemplar a nossa população feminina. A redução nos casos de feminicídio é resultado direto dessas políticas que unem autonomia econômica e enfrentamento à violência”, afirmou.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Iapen expõe instrumentos musicais fabricados por apenados na ExpoAcre Juruá

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco recebe representantes da Semulher para reforçarem políticas públicas

Marcio Nunes

Bocalom anuncia regulamentação do transporte por aplicativo para garantir segurança e organização para condutores e passageiros

Marcio Nunes

Mega-Sena sorteia nesta quinta prêmio acumulado em R$ 7,5 milhões

Redacao

Governo o Acre participa de mais uma edição do MP na Comunidade

Raimundo Souza

Defesa Civil Estadual monitora níveis dos rios e dá continuidade a ações de acolhimento às famílias atingidas pelas enchentes no Acre

Raimundo Souza