27.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 26 de março de 2026
O RIO BRANCO
Policial

Polícia Civil do Acre investiga morte de bebê prematuro que voltou a apresentar sinais vitais após ter sido declarado morto

Publicado em 27/10/2025
Delegados e perito explicam as medidas adotadas para esclarecer o caso envolvendo a Maternidade Bárbara Heliodora. Foto: Emerson Lima/ PCAC

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira, 27, a Polícia Civil do Acre (PCAC) informou que instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias envolvendo a morte de um bebê prematuro, que voltou a apresentar sinais vitais após ter sido declarado morto na Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco.

O corpo da criança foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde será submetido a exames de necropsia que deverão apontar as causas do óbito e esclarecer se houve falha em algum procedimento médico.

Participaram da coletiva o coordenador da Divisão de Investigações Criminais (DEIC), delegado Pedro Paulo Buzolin, o titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Alcino Ferreira Júnior, e o médico legista e diretor do IML, Ítalo Maia.

De acordo com o delegado Pedro Buzolin, assim que a Polícia Civil tomou conhecimento do caso, foram adotadas medidas imediatas para esclarecer os fatos. “Instauramos a investigação assim que fomos informados e representamos junto ao Poder Judiciário para que fosse possível apreender todos os documentos e prontuários da maternidade, garantindo total transparência e rigor na apuração”, destacou.

O delegado Alcino Ferreira Júnior informou que, no domingo, 26, equipes da DHPP cumpriram ordem judicial e realizaram diligências na Maternidade Bárbara Heliodora, apreendendo prontuários médicos do bebê e da mãe. “Todo o material foi recolhido e será analisado minuciosamente. Nosso objetivo é esclarecer de forma técnica e imparcial o que realmente aconteceu”, afirmou.

O médico legista e diretor do IML, Ítalo Maia, explicou que as perícias começaram ainda nesta segunda-feira e serão conduzidas com o máximo rigor técnico. “Os exames periciais buscam determinar a causa da morte e verificar se houve alguma falha no atendimento médico. O laudo final tem prazo de até 30 dias para ser concluído, podendo ser entregue antes, dependendo da complexidade das análises”, confirmou.

A Polícia Civil reforçou que o caso será investigado com prioridade e que novas informações serão divulgadas à medida que o inquérito avançar.

[Assessoria PC/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Sejusp realiza sorteio da campanha ‘Um dia com a segurança’ na Expoacre Juruá

Raimundo Souza

Acre registra redução de 26,67% nos homicídios no final de 2024, aponta relatório da Polícia Civil

Jamile Romano

Polícia Civil do Acre desarticula rede de tráfico de drogas em Capixaba

Jamile Romano

Polícia Militar age rápido e recupera produtos furtados de veículo no centro de Cruzeiro do Sul

Raimundo Souza

Polícia Civil prende suspeito de homicídio em flagrante poucas horas após o crime

Jamile Romano

Luz desligada e uso de ferramentas indLuz desligada e uso de ferramentas indicam que fugitivos de Mossoró tiveram ajuda interna, diz PFicam que fugitivos de Mossoró tiveram ajuda interna, diz PF

Jamile Romano