O Acre figura na 15ª colocação entre os estados brasileiros com menor percentual de pessoas inadimplentes, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados. O levantamento considera a proporção de consumidores com dívidas em atraso em relação à população adulta, com base em dados do Serasa e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Atualmente, 46,4% da população acima de 18 anos no estado está inadimplente. Apesar do número expressivo, o Acre apresenta desempenho melhor que estados como Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Ceará e até mesmo São Paulo.
Santa Catarina lidera o ranking como o estado com o menor índice de inadimplência do país, com 32,9% da população adulta enfrentando atrasos no pagamento de dívidas.
Esse indicador integra o eixo “Sustentabilidade Social” do estudo nacional e tem como objetivo avaliar o nível de endividamento e a capacidade de pagamento dos consumidores. Os dados funcionam como um termômetro da saúde financeira das famílias e um fator importante para a competitividade econômica dos estados.

