25.3 C
Rio Branco
terça-feira, 25 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Nova lei garante atendimento prioritário a advogados em Rio Branco

A Prefeitura de Rio Branco publicou nesta sexta-feira, 17 de outubro, a Lei Municipal nº 2.608, que assegura atendimento prioritário a advogados no exercício da profissão em órgãos públicos e instituições situadas na capital acreana.

De acordo com a nova legislação, advogados regularmente inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) terão prioridade de atendimento nas repartições públicas municipais, tanto da administração direta quanto indireta, além de empresas concessionárias de serviços públicos e instituições financeiras que operam em Rio Branco.

Para ter acesso ao benefício, o profissional deve apresentar a carteira da OAB. A apresentação de procuração não será exigida, exceto nos casos que corram em segredo de justiça.

A nova norma estabelece que o atendimento prioritário aos advogados deve ser equiparado ao já garantido a idosos, pessoas com deficiência, gestantes, lactantes e demais grupos protegidos por legislação específica.

O texto da lei também prevê a aplicação de multa diária em caso de descumprimento, desde que respeitado o devido processo administrativo, com garantia de contraditório e ampla defesa. Os órgãos e instituições alcançados pela nova regra terão um prazo de 90 dias para se adequar às exigências.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Deracre avança com serviços no Ramal da Bananeira, em Rodrigues Alves

Redacao

Confira percurso da Cavalgada da Expoacre 2025 com trios elétricos e atrações musicais

Raimundo Souza

Ministra dos Povos Indígenas vem ao Acre participar do Seminário COParente – Rumo à COP30

Raimundo Souza

Prefeitura e MPAC se reúnem para articular andamento de ações e garantir o bem-estar animal

Marcio Nunes

Vice-prefeito de Rio Branco Alysson Bestene assume presidência da Undime

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco lança campanha de doação de agasalhos para população em situação de rua

Marcio Nunes