25.3 C
Rio Branco
terça-feira, 25 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

SEASDH aplica capacitação a municípios em adesão ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional

A adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) foi pauta nesta quarta-feira, 10, na capacitação dos municípios, feita pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) representada pela vice-governadora e secretária da pasta Mailza Assis. A reunião foi realizada de forma online, com municípios de Feijó, Sena Madureira, Plácido de Castro, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Rio Branco e outros.

Capacitação foi direcionada à municípios que estão em adesão do sistema. Foto: Carolina Torres/Secom

O objetivo foi orientar as cidades do interior do estado que estão em processo de adesão, sobre como aderir ao sistema, o passo a passo, que inclui a criação da política municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), a Câmara Intersetorial de SAN (Caisan) e o conselho municipal (Consea), a fim de melhorar a alimentação de milhares de pessoas em vulnerabilidade e erradicar a fome. O encontro também contou a participação do governo federal, responsável por orientar, e pelo sistema nacional.

A chefe do departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da SEASDH, Nilciany Vilaço, explica que esse encontro online com os municípios é um momento de descontração, de orientação e de capacitação para os municípios em processo de adesão.

Nilcinany Vilaço aplicou a capacitação. Foto: Yasmin Sá

“Nosso papel, enquanto Secretaria de Estado, é assessorar os municípios, orientar, capacitar e levar mais dinâmica para que esse processo tenha mais seriedade. No caso desses municípios, o departamento entendeu que, mesmo indo in loco e tendo realizado várias reuniões, mesmo apresentando o Sisan, eles ainda estavam com dúvidas sobre a plataforma, o acesso e os decretos”, destacou.

A chefe ressalta que o governo federal inaugurou, recentemente, uma plataforma para facilitar o acesso aos documentos que fazem parte da adesão ao Sisan. “Temos alguns municípios do estado nesse processo, como Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Feijó e Sena Madureira”, disse Nilciany.

Cidades irão aderir ao Sisan. Foto: Yasmin Sá

O encontro marca o fortalecimento da segurança alimentar estadual, focada no interior do Acre. Além das reuniões híbridas, o estado fornece orientações diretamente nos municípios, para fortalecer ainda mais o acesso à adesão.

[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO ACRE]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Zé Lopes critica falhas no transporte coletivo e falta d’água em bairros de Rio Branco

Kevin Souza

País crescerá 2,4% em 2025, acima da América Latina, diz Banco Mundial

Redacao

Sena Madureira está entre cidades com emendas federais suspensas por suspeita de crime; caso será investigado pela PF

Kevin Souza

Obras do Asfalta Rio Branco já estão a todo vapor na regional do Calafate

Marcio Nunes

Atendente de lanchonete sofre queimaduras de 2º grau durante explosão com álcool em Rio Branco

Jamile Romano

Segundo dia da Cúpula do Clima terá debates sobre transição energética

Redacao