22.3 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

SEASDH aplica capacitação a municípios em adesão ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional

Publicado em 10/09/2025

A adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) foi pauta nesta quarta-feira, 10, na capacitação dos municípios, feita pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) representada pela vice-governadora e secretária da pasta Mailza Assis. A reunião foi realizada de forma online, com municípios de Feijó, Sena Madureira, Plácido de Castro, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Rio Branco e outros.

Capacitação foi direcionada à municípios que estão em adesão do sistema. Foto: Carolina Torres/Secom

O objetivo foi orientar as cidades do interior do estado que estão em processo de adesão, sobre como aderir ao sistema, o passo a passo, que inclui a criação da política municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), a Câmara Intersetorial de SAN (Caisan) e o conselho municipal (Consea), a fim de melhorar a alimentação de milhares de pessoas em vulnerabilidade e erradicar a fome. O encontro também contou a participação do governo federal, responsável por orientar, e pelo sistema nacional.

A chefe do departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da SEASDH, Nilciany Vilaço, explica que esse encontro online com os municípios é um momento de descontração, de orientação e de capacitação para os municípios em processo de adesão.

Nilcinany Vilaço aplicou a capacitação. Foto: Yasmin Sá

“Nosso papel, enquanto Secretaria de Estado, é assessorar os municípios, orientar, capacitar e levar mais dinâmica para que esse processo tenha mais seriedade. No caso desses municípios, o departamento entendeu que, mesmo indo in loco e tendo realizado várias reuniões, mesmo apresentando o Sisan, eles ainda estavam com dúvidas sobre a plataforma, o acesso e os decretos”, destacou.

A chefe ressalta que o governo federal inaugurou, recentemente, uma plataforma para facilitar o acesso aos documentos que fazem parte da adesão ao Sisan. “Temos alguns municípios do estado nesse processo, como Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Feijó e Sena Madureira”, disse Nilciany.

Cidades irão aderir ao Sisan. Foto: Yasmin Sá

O encontro marca o fortalecimento da segurança alimentar estadual, focada no interior do Acre. Além das reuniões híbridas, o estado fornece orientações diretamente nos municípios, para fortalecer ainda mais o acesso à adesão.

[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO ACRE]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Deracre celebra 61 anos com mais de R$ 480 milhões em obras em andamento pelo Acre

Raimundo Souza

Acre participa do 17º Salão do Artesanato em Brasília e secretário de Turismo e Empreendedorismo destaca diferencial da produção acreana

Jamile Romano

TCE-AC e Assembleia Legislativa assinam termo de cooperação para fortalecer a fiscalização e promover eficiência na administração pública

Jamile Romano

Jordão ganha ginásio poliesportivo com investimento de R$ 1,9 milhão do senador Petecão

Jamile Romano

Quais são as consequências inevitáveis das tarifas de Trump e como vão sacudir a economia dos EUA

Raimundo Souza

A Serra do Divisor como um tesouro de biodiversidade e potencial turístico ecológico na Amazônia

Raimundo Souza