23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

No encerramento do 8º Festival da Farinha, Seict premia vencedores do Campeonato Gamer Farinova

Publicado em 31/08/2025

Reafirmando a parceria com a prefeitura de Cruzeiro do Sul, o governo do Acre marcou presença em mais um festival na capital do Juruá. A 8ª edição do Festival da farinha se encerrou neste sábado, 30, e o governo foi parceiro através das Secretarias de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Educação (SEE), Obras Públicas (Seop), Polícia Militar, Bombeiros, Samu e Detran.

Show do cantor Evoney fernandes encerrou o 8º Festival da farinha em Cruzeifro do Sul. Foto: Édson Fernandes/Secom

A Seict manteve a linha de ação dos demais eventos e trouxe para o festival local, o Campeonato Gamer Farinova e a Caça ao QR Code, agitando o estande com muita diversão, emoção e juventude, despertando o olhar competitivo e o dom na modalidade de gamers aos jovens presentes na competição.

Seict inova mais uma vez e traz a 1ª edição do Farinova ao Festival da Farinha. Foto: Édson Fernandes/Secom

Finalizando mais um evento inovador da pasta, o campeonato ofereceu um total de R$ 7 mil em premiações, garantindo aos participantes, além de muita competitividade e aprendizado, prêmios que incentivam e valorizam seus esforços frente aos desafios eletrônicos.

Farinova foi o campeonato gamer inovador no festival da Farinha 2025. Foto: Édson Fernandes/Secom

Para o Secretário da pasta, Assurbanípal Mesquita, é importante unir tradição e inovação, razões pelas quais o governo idealizou o Farinova:

“É uma alegria imensa estarmos aqui no 8º Festival da Farinha, trazendo pela primeira vez o Farinova, unindo tradição e inovação. A farinha, que é símbolo da nossa identidade cultural, agora se encontra com a tecnologia e os games, mostrando que o Acre pode valorizar suas raízes e, ao mesmo tempo, investir no futuro. Esse momento representa inclusão digital, juventude e inovação no coração do Juruá. Que o Farinova cresça e se consolide como parte desta grande festa”, destacou.

Prestigiando a final da competição, o prefeito Zequinha Lima ressaltou que Cruzeiro do Sul está aberta às novas tecnologias e inovações: “O Festival da Farinha já é um marco para a cultura e a economia da nossa cidade, e hoje ganha ainda mais força com o Campeonato Gamer Farinova. Essa nova atração mostra que Cruzeiro do Sul está conectado ao futuro, abrindo espaço para os games, a tecnologia e a juventude. Quero parabenizar todos os parceiros que acreditaram nesse projeto e desejar sucesso aos nossos jovens, que são os grandes protagonistas deste momento histórico”, finalizou.

Janaína Terças, secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município, frisou a importância de atividades dessa natureza:

“O 8º Festival da Farinha mostra a força do nosso povo, e o Farinova chega para somar, trazendo a tecnologia para dentro dessa grande festa. Integrar cultura, tradição e inovação é um passo ousado, que coloca Cruzeiro do Sul em destaque. Este momento valoriza a juventude e projeta o nosso município para o futuro. Parabéns aos organizadores e, principalmente, aos jovens que fizeram parte dessa jornada”.

Janaína Terças (à direita) destacou: ” O Farinova trouxe a tecnologia para dentro do festival”. Foto: Édson Fernandes/Secom

Vibrando com o sucesso do Farinova em Cruzeiro do Sul, Alcyr Costa, Coordenador da Seict no Juruá frisou:

“Quero parabenizar o governador Gladson Camelí, o secretário Assur e o prefeito Zequinha pela parceria que tornou possível trazer para dentro do 8º Festival da Farinha, esse campeonato gamer, pois, é um evento que cria oportunidades e dá protagonismo à juventude do Juruá. É a ciência, a tecnologia e a inovação caminhando lado a lado com a tradição da nossa farinha. Essa integração é o que faz a diferença, valorizando nossas raízes, sem deixar de olhar para o futuro. Que todos aproveitem essa experiência inédita”.

Para Alcyr Costa, (à esquerda), “o evento traz o protagonismo à juventude do Juruá”. Foto: Édson Fernandes/Secom

Campeões da 1º edição do Farinova

Na modalidade Clash Royale, a equipe Colleman ficou em primeiro lugar, seguindo da Rick Boys, em segundo. Na disputa da categoria Brawl Star, os campeões foram: Reply Tontem e Brawl do Biron.

A equipe campeã do Free Fire foi Unknow, e o segundo lugar ficou com a End Game. Já na modalidade Fifa, o campeão foi Thaisson Costa, seguindo de Flávio Castro e Vinícius Pinheiro. Na tradicional Caça ao QR Code, o campeão foi o participante Guilherme Ferreira.

Na Caça ao QR Code, Guilherme Ferreira foi o campeão e ganhou um notebook. Foto: Édson Fernandes/Secom

O governo do Acre segue apoiando os festivais e as festas em todos as regionais e municípios, fortalecendo as parcerias e contribuindo para o crescimento cultural e econômico, priorizando as pessoas, investindo em tecnologia e inovação, sem deixar de lado as tradições que fazem parte da história popular.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Após dez horas de sessão, vereadores aprovam LDO de 2026 com orçamento de R$ 2,16 bilhões para Rio Branco

Jamile Romano

Morre Tuíre Kayapó, ícone da defesa dos direitos indígenas

Raimundo Souza

Meta tem 72 horas para esclarecer dúvidas do governo brasileiro

Marcio Nunes

Segunda vítima de grave acidente na Via Verde morre no pronto-socorro de Rio Branco

Raimundo Souza

Inflação : na capital Rio Branco preços aumentam 0,15% em abril com destaque para medicamentos

Jamile Romano

Felca cancela participação no TechnoGame 2025 em Rio Branco, Manaus e Porto Velho

Kevin Souza