22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo do Acre realiza evento Expressão Jovem na Usina de Arte

Publicado em 27/08/2025


O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), realiza nesta quarta-feira, 27, em Rio Branco, o primeiro encontro do evento itinerante Expressão Jovem, que ao longo de todo o dia promove atividades culturais, artísticas e formativas voltadas ao público juvenil.

A ação é aberta à comunidade e conta com diversos parceiros, como a Usina de Arte João Donato, que abriga o evento. A iniciativa reúne alunos das escolas Senador Adalberto Sena e Alcimar Numes Leitão, da capital, além de cursistas da Usina.

Evento reúne alunos de escolas da rede estadual e comunidade. Foto: Douglas Bocardi/SEE

O assessor técnico da Divisão de Articulação Interinstitucional da SEE, Weverton Matias, explica: “Trata-se de um espaço de conexão, em que conseguimos reunir em um mesmo ambiente as mais diferentes manifestações culturais e sociais dos nossos jovens. Queremos dar visibilidade ao protagonismo juvenil e mostrar que eles têm papel central na construção de uma sociedade mais criativa, inclusiva e participativa”.

Chefe da Assessoria de Juventude, Davi Oliveira; presidente da Fundação Elas Mansour, Minoru Kinpara; e assessor da Divisão de Articulação Interinstitucional, Weverton Matias, abriram o evento. Foto: Douglas Bocardi/SEE

A edição desta quarta foi um piloto especialmente realizado para valorizar o mês de agosto, em que se comemoram o Dia do Estudante e o Dia Internacional da Juventude. A proposta é expandir a programação na capital e também para o interior, estimulando o protagonismo juvenil por meio da cultura, esporte, tecnologia e empreendedorismo.

O presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour, Minoru Kinpara, ressaltou, durante a abertura do evento, a importância da juventude como força transformadora diante dos desafios atuais.

“A juventude não é apenas o futuro, é o presente. Investir nos jovens é investir no agora, porque eles têm energia, criatividade e inteligência para transformar a sociedade. Nada melhor do que fazer isso por meio da arte e da cultura, que alimentam a alma e ajudam a melhorar a vida das pessoas”, afirmou.

Professora Janaina Progênio (ao centro), estudante Marcos Lima e alunas durante o evento. Foto: Douglas Bocardi/SEE

As atrações desta edição reúnem apresentações de cosplay, K-pop, danças, capoeira, grafite e música, além de oficinas culturais oferecidas pela Usina de Arte e pelo Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec). O espaço também recebe a Feira da Economia Solidária e a Feira Nerd.

Para a professora de História da Senador Adalberto Sena, Janaina Cristina Progênio, o evento representa uma oportunidade de aprendizado além da sala de aula. “É de fundamental importância para o corpo escolar. É muito válido que os alunos tenham acesso a espaços como a Usina de Arte, que é um núcleo de cultura do estado”, avalia.

Estudante Kaila Sampaio participou de atividades durante o evento. Foto: Douglas Bocardi/SEE

Entre os estudantes presentes, Kaila Sampaio, que participou das atividades de grafite, destaca a experiência. “O evento está maravilhoso. As músicas, as oficinas de grafite, os personagens, estão todos muito lindos. Estou adorando participar”, celebra. Já o aluno Marcos Lima ressalta: “É um evento muito interessante para a gente, que é adolescente. Estamos tendo contato com várias atividades diferentes ao mesmo tempo, e isso é muito legal”.

[agência de notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Inscrições para concurso público da Educação do Acre se encerram nesta terça

Marcio Nunes

Em 24hs Acre recebe 218 queixas eleitorais através do aplicativo Pardal, administrado pela Justiça Eleitoral.

Raimundo Souza

Associações fraudaram mortes para lavar dinheiro do INSS, aponta PF

Raimundo Souza

MPAC desenvolve funcionalidade no SAJ para acompanhamento da cobrança de pena de multa

Jamile Romano

Prefeitura suspende pagamentos extras a servidores como forma de conter gastos

Kevin Souza

Com 85% da rede atendida, Acre avança na manutenção de escolas rurais e indígenas

Redacao