25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Acre é o estado da Região Norte que mais cresce no Índice de Inovação 2025

Publicado em 25/08/2025

O trabalho desenvolvido pelo governo do Estado para inovar nos mais variados setores tem trazido avanços concretos e reais. Conforme os dados da sétima edição do estudo Índice de Inovação dos Estados 2025, divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) na última semana, o Acre foi a unidade federativa da Região Norte que mais cresceu no ranking do levantamento, saindo da 27ª colocação registrada em 2021 para a 24ª posição alcançada neste ano.

Enquanto o estado acreano saltou três posições nos últimos quatro anos, Amazonas, de 19º para 18º, e Tocantins, de 24º para 23º, caíram uma posição cada. Pará, 15º, Rondônia, 21º, e Roraima, 26º, mantiveram a mesma colocação no comparativo 2021-2025. Já o Amapá, que saiu de 23º para 25º, também teve uma queda no levantamento anual da CNI em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

Estado acreano foi o que mais avançou no ranking conforme os dados da CNI e FIEC. Foto: Reprodução

Segundo o secretário de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanípal Mesquita, o avanço do Acre é resultado de uma estratégia de longo prazo baseada na cooperação com diversas instituições e no fortalecimento de políticas públicas voltadas ao setor. “É o fruto de quatro anos de trabalho, no qual, sob a orientação do governador Gladson Camelí, o Estado vem se inserindo com maior intensidade nas atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação”, destaca.

Mesquita cita medidas como a estruturação do Marco Regulatório da Ciência, Tecnologia e Inovação, a organização da governança do Ecossistema de Inovação, os avanços do programa Governo Digital, os investimentos em pesquisas na área e a modernização dos serviços digitais voltados ao empreendedorismo. “Certamente o Acre caminha para estar entre os primeiros colocados entre os ecossistemas de inovação da Região Norte, e este resultado já aponta para isso”.

Titulares da Seict, Assurbanípal Mesquita (esquerda), e da Sead, Paulo Roberto Oliveira (direita), destacam ações do governo em Inovação. Foto: reprodução

Secretário de Administração (Sead), Paulo Roberto Oliveira diz que o Executivo estadual avança em projetos estratégicos. A implantação da Infovia Acre, a criação do Parque Tecnológico de Rio Branco e do Hub de Inovação, além de programas de fomento como o Centelha, o HealthTec e o Inova Amazônia, são alguns exemplos. “O governo investe fortemente tanto em infraestrutura quanto em soluções que ampliam os serviços digitais ao cidadão. O avanço do Governo Digital mostra que a relação entre Estado e sociedade está cada vez mais moderna, transparente e acessível”, fala ele.

Além da Seict e Sead, o ambiente de inovação acreano também é estimulado por iniciativas das fundações de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac) e de Tecnologia (Funtac), Sebrae no Acre, Universidade Federal do Acre (Ufac), Junta Comercial (Juceac), Prefeitura de Rio Branco, Instituto Federal do Acre (Ifac), Federação das Indústrias (Fieac), Fórum Empresarial de Desenvolvimento e Inovação, Embrapa-AC e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-AC).

 

[Agência de notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

‘Se governo perder caso das tarifas na Suprema Corte, será o fim dos EUA’, diz conselheiro de Trump

Raimundo Souza

Vencedoras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios serão anunciadas nesta quinta-feira ,17

Jamile Romano

‘Se não saírem, serão presos’, diz governador do DF sobre deputados que estão próximos ao DTF

Raimundo Souza

Secretário e dirigente se reúnem para os últimos ajustes do Fórum Estadual

Kevin Souza

Mercado de trabalho em Rio Branco mostra sinais de aquecimento com novas vagas

Kevin Souza

Com 91 vagas, inscrições para o concurso do Detran seguem até 23 de maio

Jamile Romano