22.3 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Petecão propõe criação do ‘Selo Verde Café Amazônia’ e reforça investimentos na cafeicultura do Acre

Publicado em 06/08/2025

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) apresentou, nesta quarta-feira (6), o Projeto de Lei (PL) 3.761/2025, que cria o Selo Verde Café Amazônia, uma certificação voltada para produtores que cultivam café de forma sustentável no bioma amazônico. A proposta busca valorizar práticas agroflorestais, o respeito às leis ambientais e o uso responsável dos recursos naturais, agregando valor à produção e abrindo novos mercados para os agricultores da região.

Segundo o texto, o selo será concedido aos cafeicultores que comprovarem boas práticas ambientais e sociais, com validade de dois anos e possibilidade de renovação. A certificação poderá ser usada na promoção dos produtos, fortalecendo a imagem do café amazônico no Brasil e no exterior.

O parlamentar lembra ainda que o Acre já figura entre os dez maiores produtores de café do Brasil, com destaque para os cafés clonais da variedade robusta, que se têm adaptado muito bem ao clima da região.

“O nosso café já é reconhecido pela qualidade; agora queremos que também seja reconhecido pela responsabilidade ambiental. Esse selo é uma forma de premiar quem produz com consciência”, destacou Petecão.

Além da proposta legislativa, o senador tem apostado no fortalecimento da cafeicultura acreana com investimentos diretos. Nos últimos três anos, o senador destinou mais de R$ 5,2 milhões em emendas para a atividade, principalmente na região do Juruá, beneficiando produtores de Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo e Mâncio Lima, além dos municípios Assis Brasil e Brasileia, na região do Alto Acre.

Os recursos foram usados na aquisição de mudas, adubos, calcário e outros insumos, fundamentais para alavancar a produção nas pequenas propriedades.

“O café é uma saída real de renda para o homem do campo. Já temos resultados concretos no Acre, e vamos continuar apoiando quem trabalha de verdade e precisa de incentivo para crescer”, afirmou o senador.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

No programa “O X DA QUESTÃO” de domingo, 31, foi entrevistado João Marcos Luz, secretário de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) de Rio Branco

Raimundo Souza

Governo antecipa pagamento do salário de outubro dos servidores públicos para os dias 25 e 26

Jamile Romano

Doutora em Educação pela USP, faz vida à creches da prefeitura de Rio Branco e elogia modelo de gestão na capital

Marcio Nunes

Moradora de seringal no Acre estuda espanhol a distância em curso do Centro de Estudo de Línguas

Jamile Romano

Feira de Agricultura Familiar fortalece produtores e impulsiona economia de Tarauacá

Marcio Nunes

Fux descarta crime de organização criminosa em ação sobre golpe no STF

Redacao