28.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Acre realiza abertura oficial do Agosto Lilás com acender das luzes durante a Expoacre 50 anos

Publicado em 02/08/2025

Semulher realiza lançamento da campanha Agosto Lilás com acender das luzes na Expoacre. Foto: Neto Lucena/Secom

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), realizou nesta sexta-feira, 1º, a cerimônia de abertura do Agosto Lilás. A programação iniciou com o acender das luzes lilás no estande da instituição, localizado no espaço institucional da Expoacre, em Rio Branco.

A ação marcou o início de uma série de atividades que serão intensificadas ao longo do mês, com o objetivo de conscientizar, prevenir e combater a violência contra mulheres e meninas. A campanha Agosto Lilás visa mobilizar a sociedade e promover o fortalecimento da rede de apoio e proteção às vítimas, com base nos princípios da Lei Maria da Penha, que completa 19 anos.

Evento marca início das atividades de intensificação dos serviços da Secretaria da Mulher. Foto: Neto Lucena/Secom

A programação do mês contará com rodas de conversa, formações intersetoriais, oficinas, atendimentos especializados, ações educativas, distribuição de materiais informativos e visitas técnicas a municípios do interior. As atividades buscam garantir o acesso à informação, estimular denúncias e reforçar o compromisso do Estado com os direitos das mulheres.

Vice-governadora, Mailza Assis, destaca: Contem com o compromisso do governo do Acre. Vamos todos juntos. Foto: Neto Lucena/Secom

A vice-governadora, Mailza Assis, esteve presente no evento e celebrou esse momento que diz respeito à conscientização. “Essa é uma iniciativa, uma campanha tão especial e essencial no nosso Estado. Despertar na nossa população a importância de darmos as mãos e dizer não à violência contra as mulheres. A Secretaria da Mulher, desde que foi criada, desenvolve campanhas que aproximam as pessoas, para vencermos. É uma luta diária, nos lugares mais distantes, zona rural, urbana. Parabéns a toda equipe, a todos que estão envolvidos. Contem com o compromisso do governo do Acre. Vamos todos juntos”.

Governo do Acre intensifica atividades de combate ao feminicídio nos 22 municípios. Foto: Neto Lucena/Secom

A secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa, destacou o papel estratégico da campanha. “O Agosto Lilás é um momento para reafirmar o compromisso do Estado com a vida das mulheres. É também uma oportunidade para ampliar a informação e envolver toda a sociedade no combate à violência de gênero, hoje aqui, estamos em um ato simbólico, que marca a abertura das ações que serão realizadas nos 22 municípios,” afirmou.

Estande da Semulher possui espaço de conscientização, instagramável e acolhedor. Foto: Alice Leão/Secom

O espaço da Semulher na Expoacre funciona durante os nove dias da feira, com equipe técnica disponível para explicar sobre políticas públicas, serviços de acolhimento, programas institucionais e materiais educativos. O estande também conta com espaço interativo, instagramável e ações voltadas ao público feminino.

Visitante Luciana Nascimento, relatou já conhecer o trabalho da Secretaria da Mulher, “estão sempre empenhados em levar informação para todas nós”, disse. Foto: Kauã Cabral/Semulher

Uma das visitantes, Luciana Nascimento, relatou já conhecer o trabalho da Secretaria da Mulher por meio das redes sociais e destacou o interesse em participar da ação na Expoacre 50 anos. “Tudo muito lindo. Acompanho o trabalho da Semulher nas redes sociais e só tenho elogios. Estão sempre empenhados em levar informação para todas nós. Parabéns pelo espaço moderno e cheio de informação.”

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre e Prefeitura de Rio Branco preparam ações estratégicas para um Carnaval com saúde e bem-estar

Jamile Romano

Alerta de chuvas segue valendo para todo o Acre nesta quarta-feira (29), diz Censipam

Jamile Romano

Emergência em Xapuri mobiliza bombeiros para parto inesperado

Raimundo Souza

Fecomércio-AC realiza primeira oficina do projeto nacional “Vai Turismo” e consolida propostas para o desenvolvimento sustentável do setor no Acre e no Brasil

Raimundo Souza

Segurança Pública do Acre realiza primeiro treinamento com equipamento próprio de auxilio às queimadas no Estado

Raimundo Souza

Governo do Estado e parceiros realizam abertura oficial da Expoacre

Raimundo Souza