23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Policial

Segurança da Expoacre é reforçada com sistema ampliado de videomonitoramento

Publicado em 27/07/2025

Segurança da Expoacre 2025 é reforçada com sistema ampliado de videomonitoramento. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Com foco na prevenção e na resposta rápida a possíveis ocorrências, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) reforçou o sistema de videomonitoramento no Parque de Exposições durante as nove noites da Expoacre. A medida faz parte do Plano Operacional Integrado de Segurança, apresentado especialmente para garantir a tranquilidade do público na maior feira do estado.

Nesta edição comemorativa de 50 anos, o parque conta com 37 câmeras estrategicamente posicionadas, incluindo câmeras com tecnologia de reconhecimento facial, que enviam imagens em tempo real para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e para a van de videomonitoramento que está presente diariamente no evento.

Secretário adjunto de Segurança Pública, Evandro Bezerra, destacou o papel do monitoramento como parte de uma política pública mais ampla. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O secretário adjunto de Segurança Pública, Evandro Bezerra, destacou o papel do monitoramento como parte de uma política pública mais ampla, afirmando que o videomonitoramento é uma ferramenta que vai muito além do controle visual. “Ele é parte de uma estratégia integrada de segurança, que combina tecnologia, inteligência e presença efetiva das nossas equipes. Nosso compromisso é garantir que cada visitante se sinta seguro para aproveitar todas as atrações da Expoacre. Essa é mais uma ação que reforça o nosso trabalho contínuo de proteção à população acreana”, complementou.

O reforço na tecnologia de monitoramento se soma ao efetivo policial que atua diretamente no local, formado por agentes de diferentes forças, incluindo Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Grupo Especial de Operações em Fronteira (Gefron) e apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Para o diretor operacional da Sejusp, Atahualpa Ribera, o sistema de videomonitoramento é um aliado indispensável. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Para o diretor operacional da Sejusp, Atahualpa Ribera, o sistema de videomonitoramento é um aliado indispensável nas grandes operações de segurança. “Estamos trabalhando com uma estrutura robusta e moderna. As câmeras aumentam nossa capacidade de resposta e permitem atuar de forma estratégica e preventiva. Com essa tecnologia, conseguimos acompanhar tudo em tempo real e garantir a segurança de quem vem prestigiar a feira”, disse.

Além da vigilância eletrônica, outras medidas também estão sendo adotadas, como regras rígidas de acesso, restrições para entrada de menores desacompanhados e ações educativas do Detran, tudo planejado para que o evento ocorra com organização e segurança do início ao fim. A Expoacre 2025 segue até o dia 3 de agosto, com programação diária das 18h às 3h.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Polícia Civil cumpre mandado de internação de adolescente por ato infracional análogo a roubo em Xapuri

Kevin Souza

Polícia Civil prende jovem de 21 anos suspeito de estupro de vulnerável em Rio Branco

Jamile Romano

Núcleo de Operações com Cães da Polícia Civil do Acre: compromisso e eficiência no combate ao tráfico de drogas

Jamile Romano

Condenado a mais de 19 anos por roubo e tráfico é preso no interior do Acre

Kevin Souza

Robinho é preso pela Polícia Federal em Santos e começa a cumprir pena por estupro

Jamile Romano

Iapen participa de encontro nacional sobre unidades prisionais

Marcio Nunes