22.3 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
BrasilPolítica

Bolsonaro se diz perseguido, vê ‘suprema humilhação’ e nega plano para fugir do Brasil

Publicado em 18/07/2025

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chamou de “suprema humilhação” as restrições impostas pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e disse que nunca pensou em sair do Brasil ou ir para embaixadas.

Ele foi alvo de buscas realizadas pela Polícia Federal nesta sexta-feira (18). Ele terá que usar tornozeleira eletrônica, não poderá sair de casa à noite e nos fins de semana, além de não poder se comunicar com outros investigados ou com representantes de embaixadas estrangeiras.

“A suspeita é um exagero. Sou ex-presidente da República, tenho 70 anos de idade. Suprema humilhação. É a quarta busca e apreensão em cima de mim”, afirmou diante da sede da Polícia Federal em Brasília. “O inquérito do golpe é um inquérito político. Nada de concreto existe ali.”

Bolsonaro enfrenta um processo por acusação de liderar uma trama golpista e também é foco de outras investigações conduzidas pelo órgão.

Com a tornozeleira, o ex-presidente passará a ser monitorando pelas autoridades às vésperas do julgamento da trama golpista, que poderá levá-lo à prisão.

Na entrevista à imprensa diante da PF, o ex-presidente também se referiu à tentativa de golpe pela qual é acusado de “golpe de festim”.Bolsonaro citou ainda a possibilidade de discutir com Donald Trump o tarifaço imposto pelo presidente americano. Disse que, em 2019, o republicano cogitou impor tarifa sobre o aço e ele negociou e, agora, o Brasil não está negociando.

O ex-presidente ainda afirmou que não tentou fugir. “Sair do Brasil é a coisa mais fácil que tem. Não conversei com ninguém [sobre deixar o país]”.

Segundo ele, Eduardo Bolsonaro deve continuar nos EUA. “Acredito que sim. Se ele vier para cá, vai ter problemas”. “Eu não tenho a menor dúvida que é perseguição. Que provas tem contra mim? Não tem nada. São só suposições”

A PF apreendeu cerca de US$ 14 mil na operação de busca realizada contra o ex-presidente, de acordo com agentes que acompanham as ações. Foram realizadas buscas na casa dele e na sede do PL, seu partido.

defesa de Bolsonaro afirmou ter recebido “com surpresa e indignação” as medidas cautelares impostas ao ex-presidente. Disse ainda que ele “sempre cumpriu com todas as determinações do Poder Judiciário”.

A decisão contra Bolsonaro se dá no momento em que o bolsonarismo estreita os laços com o governo americano de Trump. O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, está nos EUA.

O procedimento sigiloso que levou à aplicação das medidas contra Bolsonaro foi autuado no STF e distribuído ao gabinete de Alexandre de Moraes em 11 de julho, dois dias depois que Trump anunciou a sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros citando o processo contra o ex-presidente no STF.

[Folha Uol]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Tarcísio sobre Alexandre de Moraes: “não se briga com ele; a gente se une a ele”

Raimundo Souza

Retrospectiva 2023: Meu compromisso com a educação é também compromisso com o Acre e o Brasil, lembra Socorro Neri

Jamile Romano

MEC divulga lista de espera do Prouni 2025 do primeiro semestre

Jamile Romano

Suprema Corte autoriza governo Trump a retirar proteção de venezuelanos

Raimundo Souza

Defesas reclamam de método controverso de Moraes em processo da trama golpista

Raimundo Souza

Um dia vou convencer Trump de que a mudança climática é séria, diz Lula na COP30

Raimundo Souza