22.3 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Deracre avança na revitalização do Alto Santo, patrimônio histórico do Acre

Publicado em 17/07/2025

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), segue nesta quinta-feira, 17, com os serviços de revitalização do Centro de Iluminação Cristã Luz Universal (Ciclu) – Alto Santo, localizado no bairro Irineu Serra, em Rio Branco. A obra é executada por empresa contratada com recursos de emenda parlamentar, e tem previsão de conclusão para o mês de agosto. A presidente do Deracre, Sula Ximenes, acompanha de perto a execução dos serviços.

“Estamos comprometidos em entregar uma obra de qualidade, com infraestrutura que preserve a história do Alto Santo e atenda às necessidades da comunidade. O cronograma está sendo rigorosamente cumprido para finalizarmos no prazo previsto”, destacou.

Reconhecido como patrimônio histórico e cultural do Acre, o espaço passa por melhorias em sua infraestrutura, preservando a importância histórica do local fundado por Raimundo Irineu Serra, o Mestre Irineu. Entre os serviços executados, o pórtico de entrada está com 95% da obra concluída, restando apenas pintura e acabamentos.

A guarita, as calhas e a placa solar já estão totalmente finalizadas e em operação. O muro da entrada segue com 60% da alvenaria executada, e a calçada, feita com blocos intertravados, está com 55% dos serviços concluídos. A drenagem do edifício também já está 95% pronta, enquanto a drenagem do pavimento avança com 50% das instalações executadas. O pavimento principal conta com a base e sub-base finalizadas, e 80% da pavimentação com blocos intertravados concluída.

Tombado em 2006 como patrimônio do Estado e do Município de Rio Branco, o Ciclu – Alto Santo abriga a casa e o túmulo de Mestre Irineu. Nascido em São Vicente Ferrer (MA), ele chegou ao Acre em 1912, onde organizou rituais com base cristã utilizando a bebida ayahuasca. Em 1945, estabeleceu-se no Alto Santo, onde viveu até sua morte em 1971.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Com professores e técnicos em greve, alunos reivindicam abertura do restaurante universitário e auxílios

Jamile Romano

Aos gritos de “mito” , Bolsonaro recebe Título de Cidadão Rio-branquense no Acre

Jamile Romano

Na parte alta da cidade, moradores abrem as portas de suas casas para Marcus Alexandre: “Coração cheio de gratidão”

Marcio Nunes

Governo do Acre se prepara para mudança no processo de pagamento por serviços ambientais da cadeia da borracha, chegando mais próximo dos beneficiários e fortalecendo a parceria com as cooperativas

Raimundo Souza

Com visitas suspensas, presídio de Cruzeiro do Sul tem princípio de rebelião nesta terça-feira (13)

Jamile Romano

Estudantes de Rio Branco se classificam em 1º lugar para etapa nacional do Prêmio do Ministério Público do Trabalho

Marcio Nunes