22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Policial

Segurança Pública do Acre concluiu 22º Curso Operacional edição internacional reforçando integração entre Brasil e Peru

Publicado em 29/06/2025

Esse Coisp teve edição internacional, contou com forças da segurança peruana. Foto: Ascom/Sejusp

Com uma semana de treinamentos intensos e cooperação inédita entre Brasil e Peru, foi encerrada no último sábado, 28 de junho, a 22ª edição do Curso Operacional Integrado de Segurança Pública (Coisp), no município de Assis Brasil. A formação é promovida pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) e marcou um capítulo histórico na segurança da região de fronteira.

A edição internacional do curso contou com a participação de 25 alunos brasileiros e seis agentes da Polícia Nacional do Peru (PNP), incluindo profissionais da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Exército Brasileiro. O treinamento, que incluiu módulos teóricos e práticos, abordou patrulhamento em selva, operações ribeirinhas, atendimento pré-hospitalar tático, técnicas de sobrevivência e ações integradas entre as corporações.

O secretário adjunto, Evandro Bezerra, que representou a Sejusp no Encontro Binacional. Foto: Raylanderson Frota

O secretário adjunto, Evandro Bezerra, que representou a Sejusp no Encontro Binacional realizado em abril na cidade peruana de Puerto Maldonado, destacou que essa capacitação foi uma das propostas pactuadas durante o evento. “Ficou acordado que aconteceriam duas edições: uma no Brasil, que foi cumprida agora, e outra no Peru, ainda prevista para este ano, com a participação de agentes brasileiros como alunos”, explicou.

Coordenador do Gefron, Assis dos Santos  afirma que essa edição do Coisp é um avanço significativo para aprimorar ações da segurança na fronteira. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

A realização do Coisp Internacional é um desdobramento direto das discussões promovidas na Câmara Temática de Segurança Pública do encontro entre os dois países. Para o coordenador do Grupo Especial de Operações em Fronteira (Gefron), Assis dos Santos, o curso simboliza um avanço significativo no combate a crimes transnacionais. “Assis Brasil é um ponto estratégico na Tríplice Fronteira, e essa parceria com o governo peruano e da prefeitura de Assis Brasil fortalece a atuação coordenada no enfrentamento ao tráfico, contrabando e outros delitos”, afirmou.

A próxima edição da capacitação deve acontecer em Puerto Maldonado, capital do departamento de Madre de Dios, no Peru, ainda este ano.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Polícia Civil prende condenado por roubo com participação em homicídio na zona rural de Rio Branco

Raimundo Souza

Polícia Civil apreende 200 kg de drogas na região da Tucandeira em operação conjunta com PM e PRF

Raimundo Souza

Polícia Civil prende autor de furto e dois receptadores em flagrante, e recupera bens subtraídos em Tarauacá

Jamile Romano

Polícia Civil do Acre realiza palestra sobre saúde mental e apresenta seu primeiro capelão

Jamile Romano

PF realiza operação em Rio Branco contra tráfico de drogas por via aérea

Kevin Souza

Incêndio Intencional Destrói Casa Após Prisão Por Violência Doméstica em Rio Branco

Raimundo Souza