24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Policial

Segurança Pública do Acre concluiu 22º Curso Operacional edição internacional reforçando integração entre Brasil e Peru

Esse Coisp teve edição internacional, contou com forças da segurança peruana. Foto: Ascom/Sejusp

Com uma semana de treinamentos intensos e cooperação inédita entre Brasil e Peru, foi encerrada no último sábado, 28 de junho, a 22ª edição do Curso Operacional Integrado de Segurança Pública (Coisp), no município de Assis Brasil. A formação é promovida pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) e marcou um capítulo histórico na segurança da região de fronteira.

A edição internacional do curso contou com a participação de 25 alunos brasileiros e seis agentes da Polícia Nacional do Peru (PNP), incluindo profissionais da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Exército Brasileiro. O treinamento, que incluiu módulos teóricos e práticos, abordou patrulhamento em selva, operações ribeirinhas, atendimento pré-hospitalar tático, técnicas de sobrevivência e ações integradas entre as corporações.

O secretário adjunto, Evandro Bezerra, que representou a Sejusp no Encontro Binacional. Foto: Raylanderson Frota

O secretário adjunto, Evandro Bezerra, que representou a Sejusp no Encontro Binacional realizado em abril na cidade peruana de Puerto Maldonado, destacou que essa capacitação foi uma das propostas pactuadas durante o evento. “Ficou acordado que aconteceriam duas edições: uma no Brasil, que foi cumprida agora, e outra no Peru, ainda prevista para este ano, com a participação de agentes brasileiros como alunos”, explicou.

Coordenador do Gefron, Assis dos Santos  afirma que essa edição do Coisp é um avanço significativo para aprimorar ações da segurança na fronteira. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

A realização do Coisp Internacional é um desdobramento direto das discussões promovidas na Câmara Temática de Segurança Pública do encontro entre os dois países. Para o coordenador do Grupo Especial de Operações em Fronteira (Gefron), Assis dos Santos, o curso simboliza um avanço significativo no combate a crimes transnacionais. “Assis Brasil é um ponto estratégico na Tríplice Fronteira, e essa parceria com o governo peruano e da prefeitura de Assis Brasil fortalece a atuação coordenada no enfrentamento ao tráfico, contrabando e outros delitos”, afirmou.

A próxima edição da capacitação deve acontecer em Puerto Maldonado, capital do departamento de Madre de Dios, no Peru, ainda este ano.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Mototaxista de 22 anos é encontrado morto com tiro em terreno baldio em Rio Branco

Raimundo Souza

Polícia Civil do Acre lamenta a morte do ex-delegado-geral de São Paulo, Dr. Ruy Ferraz Fontes

Redacao

Seminário de Segurança Escolar reforça políticas e práticas de proteção na regional do Alto Acre

Raimundo Souza

Operação Eclipse: Polícia Civil do Acre desencadeia megaoperação contra o crime organizado em três cidades

Jamile Romano

Detran e Polícia Militar organizam o trânsito durante a Cavalgada da Expoacre

Raimundo Souza

Duas crianças são encontradas mortas dentro de poço em Cujubim, RO

Raimundo Souza