23.6 C
Rio Branco
quarta-feira, 15 de julho de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco lança plano contra queimadas urbanas com foco em educação, prevenção e transparência

Publicado em 10/06/2025

A Prefeitura de Rio Branco lançou na manhã desta terça-feira (10), no Horto Florestal, um novo plano de combate e prevenção às queimadas urbanas. A iniciativa tem como pilares a educação ambiental, a prevenção e o enfrentamento direto dos focos de incêndio, especialmente durante o período de estiagem.

Durante o evento, o prefeito em exercício, Alysson Bestene, destacou que o município vem registrando queda nos índices de queimadas e atribuiu esse resultado às ações integradas da gestão.

“Estamos colocando em prática um plano que une prevenção e combate às queimadas. Também estamos lançando um portal de transparência, onde qualquer cidadão poderá denunciar queimadas de forma simples e acessível”, afirmou Bestene.

Ele ressaltou ainda a importância da conscientização da população para evitar a fumaça que afeta a qualidade do ar na cidade. “Queremos reduzir as queimadas de lixo nos fundos dos quintais e eliminar entulhos inflamáveis, garantindo um ar mais limpo para todos”, completou.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Flaviane Stedille, reforçou o compromisso da gestão com o enfrentamento ao problema e anunciou novas ferramentas para fortalecer a atuação dos agentes ambientais.

“Vamos lançar dois sistemas inovadores. O primeiro é uma ferramenta de gestão que vai permitir mais inteligência nas ações em campo. O segundo é o novo canal de denúncias, que corrige uma falha importante na comunicação com a população. Antes, as denúncias eram feitas apenas por WhatsApp, sem retorno claro ao denunciante. Agora, será possível acompanhar o andamento da denúncia por e-mail, WhatsApp ou pelo próprio portal, garantindo mais transparência e efetividade nas respostas”, explicou a secretária.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Rio Branco em alerta: Chuvas causam alagamentos na capital

O Rio Branco

Ex-senador Nabor Júnior: “ É com profunda consternação que recebi na tarde de hoje, a notícia do falecimento do meu grande amigo, Flaviano

Raimundo Souza

Estado conscientiza população sobre os direitos da pessoa idosa

Jamile Romano

Detran entrega novos fardamentos e EPIs aos agentes de trânsito

Marcio Nunes

Prefeitura retira projeto de subsídio e envia nova proposta; votação não deve ocorrer nesta quinta (11)

Redacao

Atlas da Violência 2026: Entre avanços históricos e gargalos profundos, Acre vive os dois lados da segurança pública