23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Polícia Civil realiza mais de 30 ações e prende 34 suspeitos durante operação Caminhos Seguros 2025 no Acre

Publicado em 02/06/2025

Durante todo o mês de maio, a Polícia Civil do Acre (PCAC) participou ativamente da operação nacional “Caminhos Seguros 2025”, coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp/MJSP). A ação integra o calendário do Maio Laranja, mês voltado à prevenção e enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

No estado do Acre, os resultados da operação foram expressivos. Ao todo, foram 20 mandados de prisão cumpridos e 14 prisões em flagrante, além do reforço operacional em delegacias especializadas na capital Rio Branco, em Cruzeiro do Sul, e nas unidades de Sena Madureira, Tarauacá e Acrelândia.

Além das ações repressivas, a PCAC investiu fortemente em medidas educativas e preventivas. Foram realizadas 27 palestras, alcançando mais de 3 mil crianças e adolescentes em escolas. Durante os encontros, delegados e policiais civis abordaram temas como os direitos e deveres das crianças e adolescentes, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e, principalmente, como identificar e denunciar casos de abuso sexual.

A delegada Juliana De Angelis, responsável pela coordenação da operação no Acre, destacou a importância de unir ações de repressão e orientação. “A ‘Caminhos Seguros’ não termina com o fim de maio. Nosso compromisso com a proteção da infância é contínuo. Reforçamos a repressão com prisões, sim, mas também fomos às escolas, conversamos com as crianças, levamos informação. Quanto mais informada está a sociedade, mais protegida está a criança. E qualquer suspeita pode e deve ser denunciada”, afirmou.

Apesar do encerramento oficial da operação, a Polícia Civil reforça que o trabalho de combate à violência sexual continua durante todo o ano. Casos de abuso, exploração ou suspeitas podem ser comunicados anonimamente pelo Disque 100, ou em qualquer delegacia do estado.

[Agência de Notícias do Acre]

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Estado encaminha primeiras remessas de medicamentos e insumos do Ministério da Saúde aos municípios atingidos pela cheia dos rios

Jamile Romano

Barroso diz que julgamento envolve provas, e não disputa política

Redacao

Em uma ação integrada, forças de segurança realizam operação na Unidade Penitenciária Manoel Neri

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco recebe homenagens na celebração aos 10 anos de MP na Comunidade

Raimundo Souza

MP investiga supostas ameaças de morte de policial contra promotor de justiça do AC

Jamile Romano

Governo do Acre leva acesso gratuito de internet a caminhoneiros durante travessia da balsa no Rio Caeté em Sena Madureira

Raimundo Souza