25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Centro POP inicia atendimentos em novo endereço mesmo enfrentando resistência de moradores

O novo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) começou a funcionar na última semana no bairro Castelo Branco, regional da Sobral, em Rio Branco. A mudança de endereço, antes localizado na região central da capital, gerou protestos e críticas de moradores da nova área, que demonstram insatisfação com a instalação da unidade no bairro.

No novo espaço, uma equipe multidisciplinar oferece diversos serviços à população em situação de rua, como assistência social, atendimento jurídico, apoio psicológico, busca ativa e até aulas na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Segundo o coordenador da unidade, Gabriel Ferreira, o funcionamento da unidade é organizado e direcionado conforme a demanda apresentada por cada pessoa atendida.

“O novo Centro POP funciona de uma maneira escritural, uma base de escritório de encaminhamento. A pessoa chega aqui, passa pela recepção, a recepcionista vai identificar sua demanda e vai te encaminhar para a triagem, e lá vai ser verificada sua demanda”, explicou.

O coordenador destacou ainda os serviços que visam garantir o acesso a benefícios sociais e direitos básicos.

“Nós também disponibilizamos o Cadastro Único, que é um banco de dados do Governo Federal, e mediante isso, ele solicita algum benefício eventual. Aqui nós disponibilizamos, se possível, aluguel social, que é dado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH). Temos também o ponto jurídico, onde vemos as necessidades jurídicas do indivíduo”, completou Ferreira.

Além disso, o Centro oferece orientações sobre emissão de documentos, encaminhamento para a rede pública de saúde, apoio psicológico e outros atendimentos essenciais para auxiliar na superação da situação de vulnerabilidade.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Após cheia histórica, Brasiléia recebe mais de R$ 1,7 milhão para restabelecimento de prédios públicos

Jamile Romano

Sesacre promove atualização sobre protocolos de atendimento para hipertensão e diabetes

Marcio Nunes

Saúde Itinerante Especializado atendeu 10 municípios do Acre no 1º semestre

Raimundo Souza

Ricardo Araújo, superintendente do DNIT, afirma que a BR-364 ficou em segundo plano durante o Governo de Jair Bolsonaro

Raimundo Souza

Amor que salva: ação da prefeitura de adoção de pets na Expoacre traz sorriso e alegria de volta a família que perdeu cachorrinha

Raimundo Souza

Com 17,52m rio Acre estabiliza e dá esperança de começar baixar nas próximas horas

Marcio Nunes